O que é a Ouvidoria?
É o canal de comunicação, em segunda instância, entre o cidadão e a Instituição.
Qual a Missão da Ouvidoria?
A missão da ouvidoria é agir como interlocutor ético e imparcial entre o CPII e a sociedade, recomendando melhorias contínuas, visando o aprimoramento institucional e garantia da participação cidadã.
Quais os Valores da Ouvidoria?
Ética, transparência, comprometimento e equidade.
Quais as atribuições da Ouvidoria?
Receber sugestões, reclamações, elogios e denúncias do cidadão, quando não forem solucionadas pelas seções, departamentos e direções responsáveis, em 1ª instância.
Encaminhar às seções, departamentos e ou direções, a manifestação do cidadão, acompanhando as providências adotadas e garantir o retorno da mesma.
Apoiar tecnicamente e atuar com as áreas internas, visando a solução do problema apontado pelo cidadão.
O que a Ouvidoria não faz?
A ouvidoria não resolve a questão do usuário, pois isto está no âmbito da unidade demandada pelo mesmo.
Não substitui os canais regulares apresentados pela estrutura organizacional.
Não modifica normas internas, mas contribui para a melhoria das mesmas.
A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.
Não apura denúncias de irregularidades e infrações. Encaminha as denúncias para apuração nas áreas competentes.
A Ouvidoria não se ocupa de ações assistencialistas, nem se assemelha a uma Central de Atendimento.
Quem pode utilizar os serviços da Ouvidoria?
Todo cidadão do público interno e externo do Colégio Pedro II pode registrar sua manifestação na Ouvidoria, depois de esgotadas as possibilidades de atendimento ou solução pelas áreas competentes da instituição em 1ª instância.
Como atua a Ouvidoria?
A ouvidoria mantém seu foco no coletivo, sem desprezar o individual.
Recebe as manifestações do demandante;
Envia as manifestações aos Campus e/ou às seções responsáveis pelo assunto;
Acompanha o trâmite da manifestação, zelando para que a resposta seja célere;
Encaminha a resposta final ao cliente.
Existe prazo para retorno das manifestações?
Sim, o prazo é de 30 (trinta) dias, prorrogáveis mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa.
Como entrar em contato com a Ouvidoria?
Ana Lucia Froes de Souza
Ouvidora
Campo de São Cristóvão, 177
São Cristóvão
Rio de Janeiro/RJ
20921-903