Neab leva palestra e roda de capoeira ao Campus Centro

Roda de capoeira integrou os participantes


A força da capoeira tomou conta do Campus Centro na noite desta quinta-feira, 04/09, com a abertura da I Conferência Conexão de Rodas na Rua. O evento contou com a presença do Mestre João Grande e reuniu capoeiristas em uma grande roda. A Conferência foi trazida para o Colégio Pedro II através de uma parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) do CPII com o grupo Conexão Carioca de Rodas na Rua e o projeto Kabula.

Durante a palestra de abertura do evento, Mestre João Grande relembrou os ensinamentos de seus mestres, compartilhou com o público suas experiências e destacou o que entende como a essência da capoeira. “A força da capoeira vem da natureza, dos animais, do movimento das águas e da terra. A capoeira é educação. Cada dia temos uma coisa diferente para aprender e para ensinar para nossos alunos”, afirmou.



Alessandra Pio, coordenadora do Neab; ao lado, Oscar Halac, reitor do CPII, Mestre João Grande e Matias Assunção, professor de História


Para Alessandra Pio, coordenadora do Neab, a realização da conferência nos espaços de uma instituição de ensino tradicional como o Colégio Pedro II foi um grande marco para reforçar a disseminação e valorização da cultura de matriz africana nas escolas. “Existe um conhecimento que é reverenciado por nossa ancestralidade, mas pouco tocado pela Academia. É isso que queremos fazer”, ressaltou.

Presente na palestra, Oscar Halac, reitor do CPII, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo Neab e da presença do Mestre João Grande. A abertura do evento contou ainda com a participação do professor de História Matias Assunção e do antropólogo Milton Guran.

Após a palestra de abertura, o público pode participar e assistir a uma grande roda de capoeira.

 

Oficina gratuita de capoeira para alunos

O domingo, 7/09, será um dia de atividades dedicadas aos alunos do Colégio Pedro II, que poderão participar gratuitamente de oficinas de capoeira, além e conferir exposições, projeções e apresentações de dança. Para participar das oficinas, é preciso se inscrever com 30 minutos de antecedência.


Confira a programação:

07/09

10h-12h – Capoerê

14h – Roda de encerramento

17h-20h - Confraternização

 

Veja mais fotos do evento:

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:549  Total Acessos:1969674