Neab promove I Circuito Cultural Afro-Brasileiro

 

 

 

 

De 18 de outubro a 1 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) realiza o I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II. O evento busca fomentar o debate sobre a Lei nº 10639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.


“Apesar da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira já existir há 11 anos, é comum vermos comentários racistas espalhados pelas redes sociais, além de alunos proibidos de frequentar o ambiente escolar por usarem seus adornos religiosos e jogadores famosos que são desumanizados, sendo chamados de macacos por toda uma torcida”, aponta Alessandra Pio, coordenadora do Neab.


Com o tema “Pisa na terra onde eu pisei”, o evento percorrerá todos os campi do Colégio Pedro II com mesas de debate, exposições e intervenções culturais. “Tomando todo o espaço escolar com essa proposta, novos olhares se abrirão para a necessidade de educar para relações étnico-raciais que respeitem a diversidade, a cultura, a história e a origem do povo negro”, defende Alessandra.


Para conferir a programação completa do evento e se inscrever nas mesas de debate acesse a página do evento.



 

Coordenadoria de Comunicação Social



Acessos Hoje:555  Total Acessos:1969680