Alunos de São Cristóvão II vão participar de projeto sobre videogames


Alunos do Campus São Cristóvão II durante apresentação do NuGAME

 

Alunos do 8º e 9º anos do Campus São Cristóvão II participaram nesta quarta-feira, 8/4, de uma aula inaugural de apresentação do Núcleo de Game, Atividade e Metodologia de Ensino (NuGAME). Criado em 2014 pelos professores de Geografia do Campus São Cristóvão II, Marcos Lima e Rafael Andrade, o mais novo núcleo do Colégio Pedro II tem como objetivo desconstruir discursos que afastam os jogos das escolas e criar pontes entre estes e o ensino da Geografia.


“Nossa proposta é trabalhar a Geografia a partir dos jogos de videogame como o GTA, Assassins Creed, Minecraft, e Street Fighter em três linhas de pesquisa que abrangem história, organização das cidades e cenários geográficos”, explicou Marcos Lima. Segundo ele, serão selecionados dez alunos, sendo cinco de cada turno, para integrar o projeto. As inscrições estão sendo feitas na sala do NuGAME (209).


O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Marcos explica que ele é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uerj, onde desenvolve a linha de pesquisa sobre videogames e sua utilização como ferramentas no ensino da Geografia.


Essa experiência é pioneira no CPII e também inédita em uma escola de nível básico no Brasil, de acordo com o professor de Geografia. “Espero que os alunos que vão participar do projeto desenvolvam um novo olhar sobre os jogos eletrônicos, que possam ter uma visão crítica acerca dessa indústria do entretenimento, a mais lucrativa da atualidade, e depois, em um movimento inverso, que adquiram um novo olhar sobre a Geografia e passem a utilizar essa linguagem já muito acessível para explicar o mundo”, ressaltou.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:931  Total Acessos:17974454