Neab realiza aula inaugural do I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá

 

 

 

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros  (Neab) realiza no dia 11/5 a Aula Inaugural do I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. O evento acontece às 15h, na sala 24 do Campus Centro. O palestrante será o professor de História do Campus, Arthur José Baptista.


O curso tem por objetivo fazer o levantamento das expectativas dos alunos: o que esperam do curso, qual conhecimento já trazem sobre o tema; apresentação da proposta de ementa e estudo da Mitologia e sua civilização.  “Falar sobre outras mitologias nesse espaço privilegiado de ensino é multiplicar um conhecimento de milhares de anos, que foi subjugado por teorias etnocêntricas", ressaltou a coordenadora do Neab, Alessandra Pio.


Segundo Alessandra, há doze anos a Lei 10639/03 obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas e sete anos outra lei, a 11645/08, inseriu também a a obrigatoriedade do estudo dos ameríndios em sala de aula. "Mas como ainda não temos essas exigências atendidas pelo currículo oficial, damos a oportunidade de, extra-curricular, ilustrar a riqueza da cultura africana para nossos nossos alunos ”, enfatizou  a coordenadora.

 

O curso terá um certificado de 30h e será emitido pela Direção Geral do Campus  e pelo Neab. As 30 horas serão divididas entre as aulas expositivas, aulas passeio, apresentações culturais e pesquisa.

 

Confira mais informações sobre o curso e a lista dos alunos selecionados. 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social 

Acessos Hoje:640  Total Acessos:1877815