CPII divulga Planejamento Estratégico 2015/2018

 

O Colégio Pedro II divulga para a comunidade escolar o Planejamento Estratégico 2015/2018, com os projetos que estão sendo executados pela Reitoria e pelas Pró-Reitorias ao longo do ano. Fruto de um trabalho em parceria com diversos setores, o Planejamento apresenta cerca de 30 projetos que têm como objetivo aumentar a eficiência e eficácia das atividades institucionais, tanto no âmbito administrativo quanto pedagógico.

 

“Os projetos definidos possibilitam a excelência e a qualidade de ensino, aprimoramento da gestão de pessoas, melhoria da infraestrutura, fortalecimento da comunicação institucional e outras ações visando ao crescimento futuro do Colégio. A visão 2018 para o CPII contempla a direção desse crescimento, que, de acordo com o Mapa Estratégico, é ‘ser uma Instituição pública de excelência em educação integral e inclusiva, consoante com o mundo contemporâneo e as novas técnicas e tecnologias, comprometida com a formação de cidadãos, visando uma sociedade ética e responsável’”, explica Vera Medalha, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, responsável por coordenar e monitorar os projetos em questão.

 

CONFIRA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015/2018 DO CPII

 

Para Luiz Almério, pró-reitor de Gestão de Pessoas e um dos colaboradores no desenvolvimento do Planejamento Estratégico, a iniciativa é um grande avanço para a Instituição. “O Colégio Pedro II com toda sua tradição ainda executava ações de forma amadora. Com nossa equiparação aos Institutos Federais tivemos que nos adequar a uma nova realidade que preconizava a necessidade de realizar um desenvolvimento institucional, atrelado a um planejamento estratégico. Nosso objetivo é fazê-lo de forma correta”, defende.

 

Para a elaboração do Planejamento Estratégico, foi realizado o Diagnóstico Estratégico por meio da análise do ambiente interno e externo do Colégio Pedro II. Este diagnóstico contemplou uma série de atividades como análise documental, entrevistas com técnicos e gestores, pesquisas de experiências exitosas, oficinas de trabalho e consulta online à comunidade do CPII, para detectar as prioridades da Instituição. 

 

A partir do que foi definido como prioritário no diagnóstico, foi construído o Mapa Estratégico para 2015 em conjunto com gestores do CPII. O Planejamento Estratégico contém os projetos necessários para alcançar os objetivos definidos nesse Mapa e, para cada objetivo levantado há, pelo menos, um projeto definido.

  

“De acordo com o Mapa e objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico, foram priorizadas ações voltadas para melhoria do planejamento pedagógico e administrativo, estruturação de processos de trabalho, fortalecimento da comunicação institucional, adequação do ambiente de trabalho e atendimento às questões sustentáveis”, complementa a pró-reitora. Todas as etapas contaram com a assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

Acompanhamento dos projetos

O monitoramento dos projetos está sendo realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodi) por meio do acompanhamento dos objetivos e projetos definidos no Planejamento Estratégico. O acompanhamento é feito por meio de dois tipos de reuniões com os responsáveis por esses projetos: uma com os gerentes dos projetos e outra com os pró-reitores, gestores e convidados. Nesses encontros, verifica-se o andamento do projeto e possíveis entraves, sempre buscando soluções.

 

“Vários objetivos estão prestes a serem concluídos e já vamos começar a preparar o planejamento de 2016. Com isso buscamos criar a cultura do planejamento na instituição, em todas as suas etapas, desde a área administrativa até a pedagógica, dentro de suas especificidades”, finaliza Luiz Almério.

 

 

Prodi divulga Balanço dos Projetos do Planejamento Estratégico do CPII

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:1434  Total Acessos:1687427