Palestra com pesquisador da cultura yorubá encerra curso do Neab

 



O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) realiza nesta segunda-feira, 14/9, das 16:00 às 17:30, uma aula de encerramento do I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá  com o historiador e pesquisador José Beniste. O curso coordenado pelo professor de História e integrante do Neab Arthur Batista acontece no Campus Centro.


Autor de livros que serviram de bibliografia durante o  curso,  Beniste fundou em 1982 o curso Brasil-Nigéria de língua yorubá, com orientação do cônsul da Nigéria, Alhaji Muhammadu Fufore, ministrando aulas de língua yorubá e cultura religiosa.


Integrante de movimentos que visam à restauração da dignidade religiosa afro-brasileira, Beniste mantém uma vasta documentação sobre a história do candomblé no Brasil e demais segmentos religiosos, com literatura especializada e centenas de gravações e depoimentos.


Em 1970, Beniste criou um modelo de radiodifusão educativa, com o programa cultural afro-brasileiro, colocado a serviço das religiões afro-brasileiras em seus variados aspectos. Com isso, foi construído um acervo gravado das mais legítimas expressões ligadas à religiosidade, consultado por estudiosos do assunto.


A aula será aberta, mas, por conta da limitação de espaço, as vagas são limitadas. As inscrições serão feitas na entrada.


 

Prorrogadas Inscrições para I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá

 


Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:555  Total Acessos:1969680