Neab promove II Curso de Cultura e Mitologia Yorubá

 

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), junto ao Departamento de História e a Direção-Geral do Campus Centro, realizarão o II Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. O evento acontece no período de 4 de abril à 18 de julho, às segundas-feiras, das 15h às 17h, em encontros quinzenais, no Campus Centro. O palestrante será o pesquisador e representante do Neab/CPII, professor Arthur Baptista.

 

Nesta edição, o palestrante foi convidado pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro a ministrar as atividades para professores da rede pública. Serão oferecidas 40 vagas para professores da rede municipal.


O curso tem como objetivo a ampliação dos conteúdos escolares para adequação às recomendações das diretrizes curriculares que implementam a lei 10639/03, no que se refere ao conhecimento e a valorização de saberes tradicionais herdados da cultura de matriz africana trazida para o Brasil ao longo dos vários séculos de formação. Na visão da lei, tais saberes foram legados como herança patrimonial imaterial de todos os brasileiros, descendentes de africanos ou não.


Segundo a coordenadora do Curso, Alessandra Pio, há doze anos a lei obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas e, há sete anos, a lei 11645/08 inseriu também a obrigatoriedade do estudo dos ameríndios em sala de aula. "Mas como ainda não temos essas exigências atendidas pelo currículo oficial, damos a oportunidade de ilustrar a riqueza da cultura africana para nossos nossos alunos de forma extra-curricular”, comentou.


Haverá também uma aula em São Paulo custeada pelo cursista. Mais informações e o formulário para inscrição serão disponibilizados em breve.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

 

Acessos Hoje:639  Total Acessos:1877814