CPII divulga Cadeia de Valor

 

O Colégio Pedro II divulga à Comunidade Escolar sua Cadeia de Valor e o trabalho de Redesenho de Processos. Em entrevista, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Vera Medalha, responsável por esse trabalho, aborda conceitos importantes e esclarece como esse trabalho é conduzido pela Seção de Pesquisa Institucional (SPI) da Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC). Confira:

 

O que é uma Cadeia de Valor?

VM: A Cadeia de Valor de uma instituição apresenta seus macroprocessos, que são conjuntos de processos de trabalho, registrando como entrega valor para seu público alvo.

 

Como a Cadeia de Valor do CPII foi construída?

VM: Ela foi construída com a consultoria técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2014, e teve o envolvimento dos principais gestores e técnicos da Instituição.

 

E em que consiste o Redesenho de Processos?

VM: O redesenho é a análise e a melhoria de um processo interno de trabalho, proporcionando a reformulação de rotinas, deixando as responsabilidades institucionais mais claras e permitindo o uso eficiente dos recursos. No Colégio Pedro II, o Redesenho de Processos é um dos projetos definidos no Planejamento Estratégico, para alcance da Visão/2018.

 

Qual a relação da Cadeia de Valor com o Redesenho de Processos?

VM: Para realizar o Redesenho, era necessário conhecer os processos do CPII. Para isso, o primeiro passo foi a elaboração da Cadeia de Valor, fato importantíssimo para o início do trabalho, pois, com os processos apresentados na Cadeia, foi possível identificar aqueles que precisavam de melhorias.

 

Como foi o início desse trabalho?

VM: Ele se iniciou em 2015 com o redesenho de cinco processos considerados prioritários pelos gestores. Eles foram redesenhados e finalizados pela consultoria, que desenvolveu uma metodologia própria para executar o trabalho. A SPI acompanhou a aplicação da metodologia, para usá-la nos demais redesenhos.

 

Como o trabalho se desenvolveu após o término da consultoria?

VM: Dando continuidade ao trabalho iniciado pela FGV, o Redesenho de Processos tornou-se uma atribuição da SPI. O primeiro processo redesenhado pela Seção foi o Acompanhamento de Egressos, com foco nos ex-alunos da Pós-Graduação. Novos processos serão escolhidos pelos gestores para também serem redesenhados pela equipe, de acordo com as prioridades da Instituição.

 

Clique aqui para conhecer a Cadeia de Valor e o Redesenho de Processos.

 

 

 

Comunicação Social

 

Acessos Hoje:306  Total Acessos:2027240