Alunos apresentam projetos de iniciação artística e cultural

Alunas do projeto "Trupe Matemágica" fazem demonstração durante apresentação do projeto no primeiro dia da Miac     


Na manhã desta segunda-feira, 13, aconteceu no Espaço Cultural do Colégio Pedro II a abertura da II Mostra de Iniciação Artística e Cultural (Miac). A mostra reúne apresentações acadêmicas (pôsteres e mesas) e artísticas de 32 projetos realizados por bolsistas da Pró- Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec).  


Confira no blog: Veja o que rolou na II Miac


Ao todo, 180 alunos, coordenados por professores de diversos campi, participaram do Programa de Iniciação Artística e Cultural do CPII ao longo do ano de 2016. “Essa mostra é uma celebração da arte e da cultura no Colégio Pedro II que vai reunir nesses dois dias uma rede de saberes”, ressaltou a diretora de Culturas do CPII, Eloísa Sabóia.


Matemática


FOTO: professor de Educação Musical Thiago Aquino também realizou a apresentação do projeto “Pandeirada – Oficia de Pandeiros”, desenvolvido com 13 alunos do Campus Duque de Caxias


Entre os expositores desse primeiro dia da mostra estavam as alunas do Engenho Novo II que participaram do projeto “Trupe Matemágica”, coordenado pela professora de Matemática Liliana Costa. “Nós somos o único grupo de exatas participando desse evento”, informou a professora. O grupo formado só por alunas da 2ª série, tinha como meta desmistificar a questão de gêneros nas ciências exatas e tornar a Matemática mais atraente. Além da pesquisa, o projeto consiste na apresentação de um show de mágica envolvendo números e princípios matemáticos.


O professor de Educação Musical Thiago Aquino também realizou a apresentação do projeto “Pandeirada – Oficia de Pandeiros”, desenvolvido com 13 alunos do Campus Duque de Caxias. “Por estarmos em semana de provas, os alunos não puderam participar da apresentação”, justificou.


Ex-aluna do Campus Engenho Novo II, Larissa Venturini foi uma das integrantes do projeto “Prática coral como invenção”, que reuniu estudantes do 9º ano à 3ª série do campus. Larissa, que passou para o curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez questão de participar da II Miac. “Participei com muito carinho desse projeto e queria muito estar presente na sua conclusão”, ressaltou.


Teatro e Dança



FOTO: Márcia Martins, Oscar Halac, Leda Aló e Eloísa Sabóia


O reitor do CPII, Oscar Halac, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância dada pelo colégio à cultura e às artes. “Em 2017, duas novas linguagens artísticas, Teatro e Dança, começam a ser trabalhadas de forma interdisciplinar no colégio”, informou Halac. Um processo seletivo para contratação de professores dessas manifestações artísticas já se encontra em curso, segundo informou a diretora de Ensino Fundamental (primeiro segmento) e de Educação Infantil, Leda Aló.


A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Márcia Martins, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados no II Miac. “Assim como aumentamos a oferta de vagas em 2016, vamos oferecer neste ano mais bolsas de iniciação científica e cultural, inclusive para viagens acadêmicas”, informou.


Coral



FOTO: Apresentação do Coral do Colégio Pedro II do ENII. os alunos participaram do projeto “Prática coral como invenção”, que reuniu estudantes do 9º ano à 3ª série do campus


O evento contou também com a apresentação do Coral do Colégio Pedro II do Engenho Novo II. Os alunos do projeto “Prática coral como invenção” apresentaram as canções: “Abalou Capoeira”, “Codinome Beija-flor”, “E’ com isso que eu vou” e “Trono do estudar”, sob regência da professora de Educação Musical Luisa Sales.


As atividades da II Miac  prosseguem na tarde desta segunda-feira, 13, e durante a nesta terça-feira, das 8h às 18h, no Espaço Cultural, em São Cristóvão. Confira a programação completa.

 

 

Confira aqui mais fotos do evento:

 

 

 

Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:1595  Total Acessos:1537140