FESTMAT-CP2 vai celebrar o Biênio da Matemática com atividades em todos os campi

 

A comissão organizadora do Festival da Matemática do Colégio Pedro II (FESTMAT-CP2) reuniu-se no último dia 10 para organizar os detalhes finais do evento que ocorrerá em consonância com o Biênio da Matemática 2017/2018.

 

Ao longo desses dois anos, o Brasil sediará muitos congressos e competições internacionais de Matemática, além da entrega da Medalha Fields, a maior condecoração internacional para matemáticos com menos de 40 anos.

 

No Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), congregando universidades públicas e instituições privadas, organizaram o Festival da Matemática, aberto a escolas públicas e particulares da cidade.

 

Por ser uma instituição de grandes proporções e com diversos campi na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana – Niterói e Duque de Caxias – o Colégio Pedro II optou por organizar o FESTMAT-CP2, um evento que congregará alunos e professores da instituição, além de alunos de escolas públicas convidadas que desejem participar do mesmo.

 

Estimular um novo olhar sob a matemática

O objetivo de eventos como o FESTMAT-CP2 é incentivar o aprendizado da matemática através de ferramentas diferentes daquelas usadas no dia a dia da escola. Um dos desafios dos organizadores é expor os alunos a situações onde a matemática é a principal protagonista. O aluno é incentivado a resolver problemas, a fazer matemática.

 


Os professores Luciana Martino (SCIII), BraulinoNeto (DC), Washington Júnior (NI),Daniel Martins (SCII), Liliana Costa (ENII), Tânia Boffoni (DepMat), Diego Viug (RII) e Rony Barros (SCII)

 

“Nos últimos anos, o que se espera do ensino de matemática é que o aluno não apenas resolva expressões numéricas, equações, sistemas ou aplique o Teorema de Pitágoras em muitas situações pelas quais ele jamais se deparará na vida", disse o coordenador de Matemática do Campus São Cristóvão II, Daniel Martins. “O aluno precisa resolver problemas, ser exposto a eles, ser incentivado a vencer o desafio proposto, a conjecturar, a estimar, escrever, trocar ideias com colegas e mergulhar no pensamento matemático".

 

O corpo docente envolvido na proposta do Colégio pretende fazer neste evento tudo aquilo que não se consegue realizar no dia a dia da sala de aula, seja pela limitação do espaço ou do tempo da própria aula, ou pela estrutura rígida e pré estabelecida pela organização escolar vigente.

 

Confira aqui o formulário de inscrição do Festmat

 

Outro intento do FESTMAT-CP2 é mostrar que a Matemática dialoga com várias outras disciplinas escolares e com várias áreas do saber, como a Biologia, a Geografia, a Física, a Medicina, a Educação Física e as técnicas, representadas pelas Engenharias. “Todas essas áreas trazem em sua estrutura, conceitos que podem ser relacionados à Matemática através de sua lógica e da aplicação do método dedutivo. Assim, o FESTMAT-CP2 estará aberto a trabalhos que mostrem como a matemática pode ser aplicada em situações diferentes”, afirma o coordenador de Matemática do Campus Duque de Caxias, Braulino de Mattos.

 

Atividades começam no dia 5 de maio

O FESTMAT-CP2 será aberto ao público e terá edições em todos os campi do Colégio Pedro II, ao longo de 2017 e 2018. O primeiro ciclo, acontecerá aos 5 de maio, no Campus Duque de Caxias.

 

O evento terá o formato de uma mostra multidisciplinar, com os estudantes expondo projetos desenvolvidos em seus campi de origem, sob a orientação de seus professores-mentores. Haverá trabalhos na área de Matemática Recreativa, Aritmética-Álgebra e Análise, Matemática Aplicada e Computação, História da Matemática, Topologia-Geometria, Matemática Discreta e uma área intitulada de Conexões Matemáticas, onde espera-se a participação de trabalhos dos Departamentos de Desenho e Artes, Física, Química, Educação Física, Geografia, Música, Ciência da Computação e Humanidades em geral.

 

Os participantes serão selecionados através de uma Chamada Interna a ser divulgada em breve.

 

Calendário

FESTMAT-CP2 - Calendário
DATA CAMPUS
5 de maio de 2017 (sexta-feira) Duque de Caxias
23 de agosto de 2017 (quarta-feira) Realengo
27 de outubro (sexta-feira) São Cristóvão
4 de maio de 2018 (sexta-feira) Centro
6 de junho de 2018 (quarta-feira) Tijuca
6 de agosto de 2018 (segunda-feira) Engenho Novo
21 de setembro de 2018 (sexta-feira) Humaitá
8 de outubro de 2018 (segunda-feira) Niterói

 

Comissão organizadora:

Braulino Mattos – Campus Duque de Caxias

Bruno Vianna – Campus Tijuca II

Daniel Martins – Campus São Cristóvão II

Diego Viug – Campus Realengo II

Luciana Martino – Campus São Cristóvão III

Márcia Martins – PROPGPEC

Martha de Almeida – PROPGPEC

Priscila Belota – Campus Humaitá II

Renato Alves – Campus Engenho Novo II

Rony Barros – Campus São Cristóvão II

Sérgio Correia – Campus Centro

Tânia Maria Boffoni – Departamento de Matemática

Washington Júnior – Campus Niterói

 

 

 

 

 

Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:60  Total Acessos:1643685