Reitor da UFRJ fala sobre formação docente na Aula Magna do MPPEB

 

 

Na última segunda-feira, 17 de abril, foi realizada no Auditório C do Campus São Cristóvão III a Aula Magna da turma 2017 do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB). A mesa de abertura do evento contou com a presença do reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Márcia Martins e do diretor de Pós-Graduação, Francisco Mattos.

 

Em seu discurso, o reitor apresentou a instituição aos novos alunos. Ele falou sobre os desafios de oferecer um ensino público, acessível e acolhedor com as diferenças, e sobre os investimentos do Colégio na formação continuada de docentes. Também aproveitou o momento para agradecer o apoio prestado pela UFRJ ao Colégio Pedro II ao longo de sua história.

 


FOTO: Roberto Leher, reitor da UFRJ

 

O palestrante convidado foi o Prof. Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Falando sobre o tema “Universidade e formação docente: desafios estratégicos”, o professor fez um apanhado histórico do papel da escola pública e do educador desde a Idade Média até os dias atuais. Segundo ele, o maior desafio enfrentado por instituições de ensino consolidadas – como o CPII e a UFRJ – é reconstruir-se permanentemente. O professor ainda referiu-se ao Colégio Pedro II como um parceiro estratégico da UFRJ.

 

Na ocasião também foram lançados três livros escritos por professores e alunos do Mestrado em Práticas de Educação Básica: “Tecnologia na Sala de Aula em Relatos de Professores”, organizado pelos professores Francisco Mattos e Christine Sertã Costa; “Teoria Social Cognitiva e a formação do professor pesquisador: reflexões, pesquisas e práticas”, organizado pelas professoras Kátia Regina Xavier Pereira da Silva e Marcelle Resende Moreira; e “O ensino de Literatura e o jovem do século XXI”, organizado pela professora Ana Cristina Viegas.

 


Autores do livro 'Teoria Social Cognitiva e a formação do professor pesquisador'

 

 

Comunicação Social

 

Acessos Hoje:459  Total Acessos:1594451