CPII realiza aula inaugural do curso 'A História do Samba no Rio de Janeiro'


Da esquerda para direita: Eloísa Saboia , Martha Yvonne , Marcia Martins, Marília Trindade Barboza e Luís Carlos Magalhães

 

Na última segunda-feira, 7/8, aconteceu a aula inaugural do curso “A História do Samba no Rio de Janeiro”, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec).

 

O tema da aula foi “Uma viagem no Tempo Rumo ao Planeta Samba”, que traçou um panorama do nascimento do samba até os dias atuais, fazendo um recorte histórico de sua trajetória e mostrando sua relação com os Yorubás e os Bantos. A estreia desse curso marca a inauguração do núcleo de Extensão e Cultura Popular.

 

FOTO: Marília Trindade Barboza, Amauri Queiroz Coordenador do curso e servidor do CPII e Luís Carlos Magalhães.

 

A proposta do curso é apresentar a importância do samba na cidade do Rio de Janeiro, abordando sua história desde os primórdios na pequena África até os dias atuais, mostrando a influência primordial que essa manifestação cultural tem sobre a vida da cidade. O curso teve 579 inscritos, dos quais foram classificados 60 alunos.

 

Compuseram a mesa de abertura do evento, a palestrante Marília Trindade Barboza, professora aposentada do Colégio Pedro II (CPII), mestre em Linguística e doutora em Ciência Política, o presidente da escola de samba Portela, Luís Carlos Magalhães, ex-aluno e filho de ex-aluno do CPII, a pró-reitora da Propgpec professora Marcia Martins de Oliveira, a diretora de Extensão professora Martha Yvonne de Almeida e a diretora de Culturas professora Eloísa de Souza Saboia Ribeiro.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:671  Total Acessos:1772306