Oficinas de Dança e Teatro são aprovadas por estudantes de SCII


Estudantes da Oficina de Teatro com a professora  Juliana Soure (direita)

 

As oficinas de Dança e de Teatro do Campus São Cristóvão II tiveram início em 7 de junho, no Teatro Mário Lago. Destinadas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do campus têm como meta, desenvolver o autoconhecimento, facilitar a expressão, valorizar a identidade, explorar a memória corporal e a noção de espaço e incentivar a integração.


A oficina de Dança, ministrada pelas professoras Érica Bianna e Tulani Pereira, tem como base os elementos e os fundamentos da dança contemporânea, inserindo ritmos e técnicas variadas, além de priorizar uma vivência rica e criativa, sendo denominada “dança criativa”. Para isso, são aplicadas técnicas variadas de ensino de dança, de relaxamento, de composição coreográfica e de alongamento.


A oficina de Teatro utiliza o corpo como base de estudos e de trabalhos, promovendo uma experiência mais sensorial e intelectual. São propostos jogos que incentivam a “descoberta” do corpo no espaço e a integração entre corpo e voz. A metodologia utilizada pela professora Juliana Soure é mais voltada para as pesquisas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal.  Já a professora Marcela Siebler segue as sugestões de Viola Spolin, Stanislavsk e Bertold Brecht.

 


Oficina de Dança com a professora Tulani


O diretor-geral do campus, professor Bernardino Paiva Matos, relata que as oficinas de Dança e de Teatro estão sendo um sucesso e afirma: “Percebe-se a alegria dos estudantes e os resultados já estão na própria atmosfera da escola, muito mais leve e feliz.”


As oficinas trabalham em parceria, mas seguem propostas independentes. Com duração de um ano, foram abertas várias turmas, favorecendo a participação dos alunos no contra turno. Como se trata de um projeto piloto, o acompanhamento está sendo feito em cada aula, observando-se a desenvoltura de cada participante individualmente e inserido no grupo, não havendo ainda um processo de avaliação efetivamente normatizado.


As atividades estão sendo muito procuradas pelos estudantes do campus, que são unânimes em dizer que está sendo uma experiência “muito legal”.  De acordo com a aluna Nicolly Yasmin, da turma 801, a Oficina de Dança é muito interessante e ajuda a relaxar depois das aulas.


Estão previstas apresentações das Oficinas durante a 3ª Jornada Pedagógica do CSCII, que acontecerá em dezembro/2017. A aluna Juliana Souza, da turma 909, participante da Oficina de Teatro, enfatiza: “Podemos conhecer novas pessoas e descobrir talentos!”


Conforme já informado pela Pró-Reitora de Ensino, professora Eliana Myra, existe a perspectiva de que, com o sucesso do projeto em 2017, o MEC possa aumentar o banco de professores equivalentes para a contratação de novos profissionais, possibilitando ampliá-lo para os demais campi.

 

 


Setor de Comunicação Social CSC II

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:878  Total Acessos:1968351