Espaço Cultural comemora aniversário com atividades durante todo o mês de setembro

 

 
Palhaços Garboso e Pimentinha pulam corda, dançam e correm em pernas de pau

 

O Espaço Cultural do Colégio Pedro II está celebrando 18 anos e, para celebrar a data, programou um calendário com atividades durante o mês de setembro, destinadas a toda comunidade escolar.

 

No dia 4, nos horários de recreio dos Campi São Cristóvão I e III, aconteceu a apresentação do Quinteto Brasil Total, especializado em MPB. Carine Zurmele (voz), Chico Ferreira no violão, Jorge Eder (teclado), Lucas Rodrigues (contrabaixo) e Gabriel Ericson (bateria) realizaram uma apresentação musical para professores e estudantes.

 

FOTO 1: Eloísa Sabóia (à direita) com os integrantes da equipe do Espaço Cultural e do Quinteto  Brasil Total  FOTO 2:  Grupo "O Grito"


Na tarde desse mesmo dia, os professores da equipe de Música do Campus São Cristóvão I participaram do evento, com apresentações de alguns números do repertório dos alunos do 4º ano. Os professores João Lanzillotti (violão), Moema Paes de Oliveira (flauta doce), Maria Luíza Lage de Almeida (teclado) e Renato Santoro Rezende (pandeiro) fizeram todos cantar e dançar ao som de clássicos do chorinho.

 

Segundo a diretora de Culturas do CPII e fundadora do Espaço Cultural, Eloísa Sabóia, não é toda escola que possui um espaço de arte e culturas como o do Colégio Pedro II. “A possibilidade de termos linguagens artísticas trabalhadas enquanto capital simbólico e patrimônio cultural, com abordagens que privilegiam a ampliação de repertórios artísticos e estéticos e a formação crítica e cidadã de nossos estudantes me enche de orgulho”, declarou.

 

Capoeira

 

No dia 6, o grupo de capoeira Senzala, do mestre Caroço e demais capoeiristas, se apresentou-se para uma plateia de alunos do Campus São Cristóvão I. Os participantes puderam conversar sobre a origem da capoeira e aprenderam os movimentos corporais da luta, além de conhecerem os instrumentos e as músicas dos duelos.

FOTO 1: Quinteto Brasil Total FOTO 2: Alunos participam da comemoração de 18 anos do Espaço Cultural


A Banda de pop-rock “O Grito”, composta por Bernardo Queiroz (baixista), Pedro Canuto (guitarrista) e Eduardo Raddi Meier (baterista) foi outra atração do dia. Os músicos se apresentaram para alunos dos Campi São Cristóvão II e III e cantaram sucessos da história do rock e da atualidade, além de canções autorais.

 

Fechando a programação do dia, houve a participação do ator e palhaço Pedro Barroso e da atriz Tainá Mendes, com as personagens “Garboso” e “Pimentinha”, que encantaram a criançada com muitas pantomimas e brincadeiras. A diretora administrativa do Campus São Cristóvão I, Rejane Dirques, surpreendeu os participantes, interagindo com a dupla, vestida de palhacinha. Um momento de grande expectativa foi quando o palhaço “Garboso” correu, dançou e pulou corda com pernas de pau.

 

Exposição

 

Até o final deste mês a exposição sobre a memória do Espaço Cultural poderá ser conferida no prédio da Reitoria, além de mais apresentações de grupos artísticos que já estão sendo programadas.

 

A equipe do Espaço Cultural, composta pelos professores Mônica Sica, Alexandre Guimarães e Márcia Forain, é responsável pela realização do evento, que tem apoio da Direção de Culturas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec).

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:1522  Total Acessos:1931250