II Seminário de Artes Visuais reúne mais de cem profissionais no MNBA


II Seminário de Artes Visuais do CPII (Foto: Maria Lia Gautério)

 

No dia 1 de setembro aconteceu o II Seminário de Artes Visuais do Colégio Pedro II: Saberes e Fazeres, no Museu Nacional de Belas Artes. A segunda edição do evento contou com a participação de mais de 100 profissionais de ensino da arte, entre professores e pesquisadores de instituições como SEEDUC, FAETEC, SME-RJ, CINEAD/FE-UFRJ, PROPED, CPII, CAp/UFRJ e FE/UFRJ.

 

Na mesa de abertura o reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, ressaltou a importância do ensino da arte na educação brasileira, assim como no CPII, onde a disciplina de Artes Visuais conta com cerca de sessenta docentes, dos quais mais de vinte são mestres e seis são doutores. A diretora do Museu Nacional de Belas Artes, Mônica Xexéu, agradeceu a oportunidade de sediar esse evento e, buscando uma maior aproximação entre o espaço museal e o CPII, propôs uma parceria entre as duas instituições, convidando os professores a realizarem, bienalmente, uma exposição de trabalhos artísticos dos alunos do Colégio Pedro II, no museu.

 


Mesa de abertura (Foto: Patrícia Braz)

 

Temas como Abordagens do Ensino da Arte (com a Cultura Visual; com a História da Arte e das Imagens; com o Multiculturalismo/Interculturalidade) e Práticas Pedagógicas foram propostos nas quatro mesas de comunicações que se apresentaram ao longo do dia, gerando debates enriquecedores para todos os presentes.

 

A comissão organizadora, formada pelos professores e professoras, Shannon Botelho, Eliane Mattozo, Natália Regina, Edvandro Sombrio, André Dias Pires e Greice Cohn, respectivamente, contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propgpec), do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas em Arte e Educação (NEPArtE), do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Audiovisual do Colégio Pedro II (NEPA), do Núcleo de Pesquisa em Práticas e Poéticas Artísticas (Campus SCII), da Associação de Docentes do Colégio Pedro II (ADCPII), do Sindicato de Servidores do Colégio Pedro II (SINDSCOPE), da Direção Geral dos Campus São Cristóvão I e II, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, do Departamento de Desenho e Artes Visuais (DDAV) do CPII e de cerca de 20 docentes voluntários de Artes Visuais, para a realização desse segundo seminário.

 


Mesas debateram abordagens do ensino da Arte e práticas pedagógicas (Fotos: Carine Cadilho e Patrícia Braz)

 

“Agradecemos ao Museu Nacional de Belas Artes, que abriu suas portas e acolheu essa iniciativa com entusiasmo e generosidade, inclusive doando inúmeras publicações impressas de altíssima qualidade, para serem sorteadas aos participantes, e nos cedeu espaço na varanda do museu, junto ao Salão Nobre, conferindo ao horário do coffee break um charme a mais ao evento”, ressaltou Eliane Mattozo, integrante da comissão organizadora do evento.

 


Aluna Maria Luiza Viana, do 5º ano de SCI, que criou a identidade visual do evento (foto acima) e alguns dos alunos premiados (Foto: Patrícia Braz) 

 

Além de ser prestigiada por docentes e pesquisadores, a segunda edição do seminário se destacou pela participação discente. Durante a preparação do encontro, desde o início do ano letivo, os alunos do CPII foram convidados a criar uma composição plástica para ser selecionada como a identidade visual desse evento. Entre as dezenas de trabalhos inscritos, 14 trabalhos foram selecionados. Eles foram expostos no museu e, ao final do evento, houve a premiação de todos os finalistas, que, acompanhados de seus familiares, emocionaram a todos ao receberem o certificado, e um colorido kit com variados materiais artísticos.

 

O Seminário de Artes Visuais mostrou que veio para ficar como mais um evento anual da agenda do Colégio Pedro II, tanto pela resposta que teve dos profissionais da área, como por mostrar que sua realização significa o fortalecimento de parcerias entre instituições de ensino, de cultura e de arte, no Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:2626  Total Acessos:23971612