CPII 180 anos: Servidores aposentados são homenageados em sessão solene do Consup

 

Um dia para reunir no Colégio Pedro II os servidores aposentados e os em exercício em uma confraternização. Com essa proposta, nesta quinta-feira, 21, foi realizada pela primeira vez no colégio uma cerimônia do "Dia do Aposentado do CPII", uma cerimônia marcada pelo saudosismo e pela emoção, mas com muita descontração.

 

A solenidade aconteceu durante uma sessão solene do Conselho Superior do Colégio Pedro II (Consup), evento que reuniu cerca de 100 participantes, entre aposentados e atuais servidores. Na ocasião foram entregues certificados a quatro servidores que se aposentaram recentemente pela instituição. Eles também receberam moedas comemorativas pelos 180 anos da instituição.

 

A Reitoria do CPII publicou em março deste ano a Portaria Nº 514, que instituiu 21 de setembro como data oficial para comemorar o dia do servidor aposentado no Colégio Pedro II. Essa foi uma resposta da atual gestão à solicitação feita pela ex-servidora Antonella Cantinari, docente do CPII no período de 1987 a 2015.

 

Ela conta que quando estava ainda na ativa já sentia falta de uma homenagem por parte da instituição aos seus servidores aposentados. “Recebi o incentivo de colegas que também estão aposentados e fiz essa proposta à Reitoria, que teve a sensibilidade para ouvir meu apelo”, ressaltou.

 


Os servidores aposentados homenageados: Olga Messery, José Mauro e Ana Luzia dos Santos

 

Homenageados

O Consup escolheu quatro aposentados, dois docentes e dois técnico-administrativos, para serem homenageados nesse primeiro ano. Ana Luzia Soares dos Santos foi a primeira homenageada. Ela trabalhou como assistente em administração no Campus Centro no período de 1987 a 2017. “Eu estudei no CPII e trabalhei no colégio com todo o meu amor e carinho. Vamos marcar outros eventos como esse”, propôs.

 

Olga Regina Carrilho Messery, que também atuou como assistente em administração no mesmo período, mas no Campus Engenho Novo II, agradeceu muito a homenagem e disse estar muito contente pelo reconhecimento que a instituição faz ao seu trabalho. “Fiz mais do que colegas de trabalho aqui no colégio. São meus amigos do coração. Que sejamos felizes na nossa aposentadoria”, enfatizou, completando que também espera por novos encontros.

 

José Mauro foi um dos docentes homenageados do dia. Ele trabalhou no CPII entre 1984 a 2017 e se aposentou como chefe do Departamento de Educação Física. “Foi uma dádiva entrar para esse colégio, onde lecionei por 32 anos e tive minha verdadeira formação de professor. Acredito que dei minha parcela de contribuição para a história de 180 anos do colégio”, afirmou.

 

A outra docente homenageada, Maria Eulália do Carmo Ferreira, não pôde comparecer à sessão solene do Consup. Ela foi representada pela diretora-geral do Campus Centro, Andrea Bandeira. Eulália foi professora de História daquele campus por anos 33 anos (ela se aposentou no início deste ano). “Eulália era uma docente muito compromissada com o CPII. Não tinha como não ser a primeira a ser indicada para receber essa homenagem”, afirmou Andrea.

 

O presidente do Consup, reitor Oscar Halac, ressaltou em seu discurso que aquela era uma homenagem a todos os aposentados do colégio, vivos e mortos. “Aos mortos em nossa lembrança, onde estão vivos”, comentou. Halac também parabenizou a iniciativa da professora Antonella, lembrando que a instituição do Dia do Aposentado não partiu da Reitoria, que apenas acatou a solicitação da ex-servidora.

 

Moedas comemorativas

Durante a cerimônia foi feita também a entrega de mais seis moedas comemorativas pelos 180 anos do CPII a representantes do Consup e gestores do CPII (atuais e ex-dirigentes). Foram agraciados com as moedas:

 

Carolina Medeiros – professora de História do Campus Engenho Novo II e representante do Consup

“Entrei no CPII em 2005. Estou no meio do caminho que muitos de vocês já percorreram. Técnicos e professores desse colégio são educadores que ajudam a formar pessoas. Agradeço a homenagem em nome do Consup.”

 

Márcia Martins – pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura

“Gostaria de homenagear todos os aposentados presentes, muitos dos quais trabalharam comigo. Agradeço em nome das minhas colegas pró-reitoras essa homenagem, lembrando que o CPII é uma escola tão diferente que tem todas suas pró-reitorias ocupadas por mulheres.”

 
Carolina Medeiros, Márcia Martins, Andrea Bandera e Sandra Barata


Andrea Bandeira – diretora-geral do Campus Centro

“Somos o resultado do labor não só dos alunos, mas também de todos os servidores que passaram por aqui e que integraram essa mágica engrenagem da educação. Agradeço em nome de todos os diretores-gerais a todos os servidores do CPII.”

 

Sandra Barata – chefe do Departamento de Desenho e Artes Visuais

“Temos de dar conta de professores em todos os campi. Conseguimos fazer um intercâmbio entre os campi com realidades tão diversas, respeitando as individualidades e necessidades de cada um. Fico pensando na importância dessa nossa função e nos colegas que a exerceram antes de nós.”

 Maria Amélia Amaral Palladino – ex-diretora-geral do CPII

Nenhuma entidade chega aos 180 anos se não tiver um valor muito grande, levantar bandeiras e fazer o que sabe da melhor forma. É muita emoção estar aqui hoje, encontrar tantos amigos. Sinto-me muito honrada de fazer parte dessa história.”

 

Vera Maria Ferreira Rodrigues – ex-reitora pro tempore e atual coordenadora do Centro de Documentação e Memória do CPII

“Gostaria de cumprimentar o reitor Oscar Halac e a Antonella por essa iniciativa. Já fizemos homenagens assim no passado. Escolhíamos uma data entre o Dia do Professor e o Dia do Servidor para entregar diplomas aos servidores, inclusive os aposentados.”

 

Vera Maria Ferreira Rodrigues e Maria Amélia Amaral Palladino

 

Segundo o reitor do CPII, Oscar Halac, essa iniciativa tem como propósito homenagear os servidores que já não se encontram mais na ativa, mas que contribuíram para a construção da história da instituição.


Para essa primeira solenidade foram escolhidos quatro ex-servidores que se aposentaram no período de setembro de 2016 a agosto de 2017.


Nessa mesma sessão solene,  membros do Consup e gestores do CPII (atuais e ex-dirigentes) foram agraciados com uma moeda comemorativa dos 180 anos do CPII.


Servidores aposentados que receberão homenagem:


Docentes

José Mauro de Sá Oliveira – aposentou-se como chefe do Departamento de Educação Física

Maria Eulália do Carmo Ferreira – lecionou História no Campus Centro


Técnico-administrativos

Olga Regina Carrilho Messery – atuou no Campus Engenho Novo II

Ana Luzia Soares dos Santos – atuou no Campus Centro

 

 

CPII 180 anos: colégio abre as portas à comunidade externa com projetos para todas as idades

CPII 180 anos: trajetória que se confunde com a história do ensino no Brasil

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:327  Total Acessos:17092863