JIF 2017: CPII se despede da competição com 33 medalhas

 

O Colégio Pedro II concluiu sua participação nos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2017 – etapa nacional -  com 33 medalhas. Os jogos aconteceram de 3 a 8 de agosto, em Poços de Caldas, e o CPII enviou 24 atletas que competiram nas modalidades de judô, natação e vôlei.

 

VEJA TODAS AS FOTOS DO JIF 2017

 

Natação

A equipe da natação voltou para casa com 22 medalhas. No ranking geral, o CPII ficou em 2º lugar no feminino e em 3º no masculino. Para a técnica Nathalia Gaspar, o desempenho dos atletas foi surpreendente. “Estou bem satisfeita com o esforço deles e a garra que tiveram para nadar e para superar as adversidades. Nos propomos a ir para lá e ficar entre os três melhores, mas não sabíamos o que tínhamos pela frente. Esse ano a competição estava mais difícil que no ano passado. Os atletas estavam mais preparados, tanto das outras equipes quanto da nossa”, comentou.

 

Em 2016, o CPII participou com quatro atletas na natação e segundo a professora, a expectativa é aumentar a delegação da natação em 2018. “Fomos com um número mínimo para participar nos revezamentos, quatro meninos e quatro meninas. A equipe é nova e quase todos têm pelo menos mais um ano de competição pela frente. A ideia é no ano que vem ir com mais atletas, que iremos preparar ao longo do ano e buscar o primeiro lugar geral”, afirmou.

 

 

Ouro

50m livre feminino (Isabela Holz)

200m livre feminino (Isabela Holz)

200m livre masculino (Luiz Gustavo Alves)

100m borboleta (Lohan Tavares)

100m medley feminino (Isabela Assumpção)

Revezamento 4x50m livre masculino (Lohan Tavares, Luiz Gustavo Alvez, Ewerton Rodrigues e Gabriel Martins)

100m livre masculino e feminino

100m costas feminino

Prata

50m livre masculino (Gabriel Martins)

200m livre masculino (Lohan Tavares)

50m costas (Isabela Assumpção)

Revezamento 4x50m livre feminino (Mariana Cabral, Isabela Holz, Giovana Pestana e Isabela Assumpção)

100m costas masculino

4x50m medley feminino

 

Vôlei

A equipe feminina de vôlei do Colégio Pedro II foi a grande campeã do JIF 2017. O time chegou à final contra o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), mesma equipe contra quem jogou na primeira partida da competição. A vitória veio por 3 sets a 0, com parciais de 25x17, 25x20 e 27x25, em um terceiro set disputadíssimo.

 

A técnica Ana Paula Pimenta atribuiu a vitória ao talento e a disciplina do time. Ela destacou diversas variáveis que foram superadas pelas atletas como o curto período de treino (que começou em junho) e a diferença de faixa etária de nossas jogadoras para as dos outros times, que são mais velhas. "A conquista do ouro nessa competição é a felicidade pura. Vencemos o regional que, ao meu ver, talvez foi mais difícil do que o nacional, já que na região sudeste as equipes são muito boas. Ganhamos todos os jogos, só perdendo um set na etapa regional e, no nacional, vencemos sem perder set nenhum. Foi muita superação!", comemorou Ana Paula.

 

A meio de rede Maria Paula ficou muito feliz com a vitória. “Estou muito emocionada pelo comprometimento e carinho da Ana e por estar representando minha escola, que é uma segunda casa. Como time, nós nos cobramos muito, mas também nos preocupamos uma com as outras. O que importa somos nós e não somente o título”, declarou a aluna do Campus Tijuca II.

 

 

Durante a fase classificatória, o CPII enfrentou o IFRO, no dia 4, vencendo a partida por 2 sets a 0 (parciais de 25x17 e 25x22); o IF Sul de Minas, vencendo por 2 sets a 0 (parciais de 25x10 e 25x12). Na semifinal, o CPII pegou o IF de Goiás, vencendo por 3 sets a 0 (parciais de 25x18, 25x11 e 25x20).

 

O time foi composto por Ana Clara Barros (Tijuca II), Clara Rodrigues (Tijuca II), Dayane Ribeiro (Tijuca II), Esther Tirre (São Cristóvão III), Giovana Vechi (Niterói), Giovanna Aline Ferreira Pereira (Tijuca II), Isabela Borges Arantes (Humaitá II), Helena Peres (Tijuca II), Maria Fernanda Mendes (Tijuca II), Maria Paula de Souza (Tijuca II) e Tuany Gomes (Tijuca II).

 

 

Judô

A equipe de judô do CPII fechou o JIF com dez medalhas. No ranking geral por institutos, o CPII ficou com a prata no feminino e o bronze no masculino. O técnico Mauro Gurgel comemorou o desempenho de seus atletas. "O resultado foi excelente. Este é o coroamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muito tempo", afirmou.

 

Na etapa individual da competição, o CPII faturou quatro medalhas de ouro e uma de prata. Já no absoluto, modalidade em que atletas de diferentes categorias se enfrentam, o CPII ficou com o bronze no feminino. No torneio por equipes, onde os institutos federais competem por região, o CPII, juntamente com os Institutos Federal Fluminense, de São Paulo e do Espírito Santo, conquistou o ouro no feminino e a prata no masculino pelo sudeste.

 

 

Ouro

Maria Marcelina de Oliveira (pesado)

Vitor Pavani (pesado)

Yasmim Castanheira (meio médio)

Cauã Galdeano (super ligeiro)

Equipe feminina sudeste

Prata

Débora Ferreira (médio)

Equipe masculina sudeste

Ranking geral por instituto (feminino)

Bronze

Absoluto feminino (Maria Marcelina)

Ranking geral por instituto (masculino)

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:630  Total Acessos:1877805