Projeto 'Fazendo Música no Percurso da História' realiza concerto pelo Dia do Professor

 

No dia 16 de outubro, os estudantes que integram o projeto de Iniciação Artística e Cultural “Fazendo Música no Percurso da História”, coordenado pela professora Rebeca Vieira (SCII), realizam um concerto em homenagem ao Dia do Professor (15/10). O repertório abrange gêneros musicais, como maxixe, marcha, choro, samba, baião, bossa nova, rock e tropicália, cantando e contando a história da música brasileira, do final do século XIX até meados do século XX.

 

O concerto acontece das 18h30 às 20h, no Auditório do Espaço Musical do Campus São Cristóvão II.

 

Sobre o projeto

O projeto “Fazendo Música no Percurso da História” é uma proposta de Iniciação Artística e Cultural que visa ao desenvolvimento das habilidades musicais por um viés investigativo e criativo.

 

Criado em 2015, por uma iniciativa da professora de Educação Musical do Campus São Cristóvão II Rebeca Vieira, em conjunto com um grupo de estudantes formandos do 9º ano do Ensino Fundamental do campus, o projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec), da Direção do Campus de São Cristóvão II e do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II.

 

 

De acordo com Rebeca, “um tema ou gênero musical é escolhido em grupo como objeto de investigação e, a partir dele, é traçado o percurso do seu contexto histórico, com o propósito de extrair desta pesquisa elementos fundamentais para a construção criativa de performances musicais em grupo”.

 

Os estudantes do Ensino Médio, de SCIII, Bernardo Campos Cardoso, Fernando Henrique Cimino Andrade, Júlia Cruz Braga de Oliveira, Pablo Vinicius Nunes de Carvalho, Ramon Felix dos Santos, Tácio Teixeira Prevatto e Vítor de Almeida de Carvalho integram a banda, que percorre o gênero musical popular brasileiro.

 

Em outubro, o grupo fará duas apresentações na cidade de Assunção, no Paraguai.  No dia 20, estarão no Colegio Experimental Paraguay-Brasil e, no dia 23, na Embajada del Brasil en Asunción, com o concerto didático “Fazendo Música no Percurso da História”, que apresenta a formação da música brasileira e carioca.

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus São Cristóvão II

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:631  Total Acessos:1877806