Informática Educativa lança revista 'Parcerias Digitais'


As professoras Maria Claudia Aleixo, Marta Lírio, Aline Pereira e Glória D’Escoffier, do departamento de Informática Educativa

 

O Departamento de Informática Educativa lançou nesta quarta-feira, 11/10, a revista Parcerias Digitais, disponível no Portal Espiral. A edição de lançamento reúne 12 artigos de professores do Colégio Pedro II que relatam os resultados alcançados com trabalhos realizados por professores do departamento em parceria com outras disciplinas, revelando a Informática Educativa como uma linguagem facilitadora da interdisciplinaridade e do aprendizado.

 
Confira aqui o primeiro número da revista.

A revista é um projeto antigo, idealizado em 2007 e que ganhou fôlego esse ano. “A Informática Educativa sem as outras disciplinas não existe em si mesma. A revista mostra como estabelecemos essas parcerias, quais são os projetos desenvolvidos e como isso se reflete nos nossos alunos. É uma grande mistura que tem dado muito certo”, destacou a professora Maria Claudia Aleixo, editora da revista.

 

Entre os artigos presentes nesta primeira edição, a revista Parceiras Digitais traz um relato do trabalho desenvolvido pela Informática Educativa do Campus Tijuca I em parceria com a equipe de Ciências Sociais. “A partir do estudo da fundação da cidade do Rio, adaptamos o material didático que seria utilizado em uma aula convencional. De um texto que seria utilizado no papel, fazemos uma adaptação para o meio digital e o enriquecemos com áudios, vídeos e outras mídias. A partir daí a aula passa ser dada no laboratório de informática, com nossa mediação e preparação de material", conta a professora Marta Lírio. Ela ressaltou ainda o retorno positivo no processo de aprendizagem dos estudantes. “Tivemos um retorno dos professores de Ciências Sociais de que os alunos que tiveram aulas com essa parceria tiveram um desempenho melhor nas avaliações formais da disciplina”, destacou.

 

A revista traz também um relato da atuação da Informática Educativa na Educação Infantil, com crianças de três a cinco anos. “Trazemos propostas de práticas integradas da Informática Educativa com o núcleo comum e as outras linguagens.  As crianças mexem com muita propriedade em tablets e celulares, mas buscamos mostrar como utilizar esses recursos de maneira pedagógica. No início do ano, por exemplo trabalhamos um projeto em torno da identidade, onde eles se fotografam e trabalham essas fotos nas aulas de Artes e produzindo jogos”, conta a coordenadora da disciplina no CREIR, Aline Musse Alves Pereira

 


Professores participaram do lançamento da revista

 

A professora Maria da Glória D’Escoffier também contribuiu nesta primeira edição com artigo sobre a atuação da disciplina com alunos do 6º ano no Campus Engenho Novo II. “Trabalhamos em parceira com professores de Música e Matemática. Utilizando um software, os alunos criaram partituras de composição criadas por eles, seguindo diversas especificidades. Através do estudo das frações dos compassos, os alunos perceberam como a matemática está inserida em vários campos da nossa vida. Ao final, eles ainda criaram clipes com cenas que poderiam representar aquela música”, relatou Glória como a informática pode ser utilizada como mais uma ferramenta para o conhecimento.  

             

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Culturas (Propgpec), Márcia Martins parabenizou a iniciativa. “Esse era um sonho antigo do departamento. É preciso mostrar a relevância da disciplina como espaço interdisciplinar de produção de conhecimento”, ressaltou.

 

VII Seminário Mídias & Educação

No dia 24 de novembro acontece a quarta edição do Seminário Mídias & Educação, no Campus São Cristóvão III. O evento é voltado para professores da rede pública e particular, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e pessoas interessadas nessa área.


Neste ano o seminário terá como tema "Tecnologias Digitais e Transformações nas Escolas". O evento contará com palestra da psicóloga Paula Melgaço sobre a forma como o jovem se percebe nas redes sociais e mesa-redonda, com professores de informática educativa do Colégio Pedro II debatendo pesquisas atuais e práticas pedagógicas interdisciplinares.


Os participantes, além de se inscreverem como ouvintes até 17 de novembro, poderão submeter trabalhos para apresentação em dois formatos: comunicação oral e pôster. As inscrições para submissão de trabalhos seguem até 25 de outubro.


Clique aqui para mais informações.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:542  Total Acessos:1969667