Humaitá II promove I Mostra Literária


A escritora Renata Ventura e estudantes do projeto Transescritas

 

O Campus Humaitá II promoveu a I Mostra Literária do Humaitá, no dia 22 de novembro. O evento deu visibilidade a trabalhos criativos de literatura realizados pelos estudantes ao longo do ano, em sala de aula e em projetos extraclasse, e contou ainda com bate-papo com escritoras.

 

Para abrir as apresentações, a escritora Renata Ventura falou sobre suas obras A arma escarlate e A comissão chapeleira, narrativas inspiradas na saga Harry Potter e ambientadas no Brasil. A palestra foi muito rica e teve intensa participação do público, interessado nessa nova forma de fazer literatura, em que os leitores podem interagir com a autora e mesmo com personagens pelas redes sociais.

 

Em seguida, os participantes do Projeto Harry Potter, coordenado pela professora Ana Bernardes, apresentaram suas próprias fanfictions, lançadas na plataforma Wattpad com a assinatura @cp2emhogwarts. O público foi convidado a ler as histórias online e escolher a que mais gostou, no concurso de fanfics que acontecerá em dezembro e concederá prêmios aos vencedores.

 

A conversa sobre fanfictions continuou à tarde, na mesa-redonda com a professora Patrícia Martins, que pesquisa o assunto com suas orientandas de iniciação científica no projeto “O cânone é pop”, e a escritora Liz Negrão, que começou fazendo fanfics e hoje é escritora. A fala da professora foi muito instigante e interessou a todos, e a escritora, além de contar sua trajetória e falar sobre sua obra, sorteou livros e distribuiu brindes. Em seguida, a professora Aira Martins apresentou seu trabalho de leitura e produção textual com alunos de sexto ano.

 

As apresentações artísticas vieram na sequência, com a performance dos participantes do projeto Transescritas, coordenado pela professora e escritora Adriana Armony. O tema trabalhado na oficina foi o espelho, e os estudantes elaboraram prosas poéticas sobre suas identidades e subjetividades, na relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

 

E para encerrar o evento, aconteceu a mostra Curta o Curta, em que foram apresentados curtas-metragens inspirados em contos de Machado de Assis, como “A cartomante”, produzidos pelos estudantes com a orientação das professoras Marta Rodrigues e Adriana Armony. Mais uma vez os alunos mostraram seu talento e competência não só para estudar, mas também para criar e produzir arte e cultura.

 

A I Mostra Literária do Humaitá teve o apoio da Diretoria de Culturas/Propgpec e foi promovida pelo NUPELL (Núcleo de Pesquisa em Ensino de Língua e Literatura), grupo de pesquisa que se dedica a análises e abordagens acadêmicas voltadas para os estudos do ensino de Língua e Literatura e à formação do leitor.

 

Acessos Hoje:24619  Total Acessos:24617524