CPII 180 anos: Colégio formou profissionais de destaque no cenário nacional

O que têm em comum ex-presidentes como Washington Luís e Hermes da Fonseca; juristas célebres como Afonso Arinos e Evandro Lins e Silva; ministros do Superior Tribunal de Justiça, entre eles Marco Aurélio Mello e Luiz Fux; escritores como Manuel Bandeira, Joaquim Nabuco e Júlio Cesar de Mello e Souza, o Malba Tahan; e artistas famosos, dentre eles Mário Lago, Rodrigues Alves, Denise Fraga e Arlindo Cruz? Acertou que pensou que esses notáveis foram alunos do Colégio Pedro II, que completa neste sábado,2, 180 anos de fundação.


A lista de famosos que frequentaram o CPII não para por aí. No Núcleo de Documentação e Memória do CPII (Nudom) encontramos outros nomes de ex-alunos de destaque no cenário nacional e que contribuíram para elevar ainda mais o conceito do colégio. Confira:


Alvaro Goulart de Oliveira - Nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal em 1942, foi autor das obras: “Recurso de Revista”; “Renovação do Contrato”; “O Problema do Automobilismo no Brasil”; “Acidentes no Trabalho”; “Exercício Ilegal da Medicina; Três Hipóteses de Loucura”; “O Problema da Bofetada”; “Repelindo um Assalto e Rosáceas sem luz” (Poemas).*


André Brasil - Nadador paralímpico, conquistou quatro medalhas nos Jogos Paralímpicos 2016. O atleta possui outros três recordes mundiais: 100m Livre, 200m Livre e 50m Costas. Nas paralimpíadas conquistou 14 medalhas, além de 24 medalhas Mundiais e 21 dos Jogos Parapan-Americanos.


Antenor Nascentes - Considerado um dos mais importantes estudiosos da Língua Portuguesa do Brasil. Foi autor do “Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa”, “Vocabulário Ortográfico” e “Vocabulário Onomástico da Língua Portuguesa da ABL”.


Antonio Bento de Faria - Ministro do Supremo Tribunal Federal, nomeado em 1925, escreveu, entre outras obras: “Nulidades em matéria criminal” “Comentários ao Código Comercial”,  “Comentários ao Código Penal”, “Processo civil e comercia”, “Das falências”, “Marcas de fábrica e nome comercial”, “A criminalidade moderna”, “A criminalidade nos esportes”; “Direito extradicional”, “Direito de Expulsão”, “A condição do estrangeiro no Brasil”,  “Direito romano” (tradução), e “Aplicação e retroatividade da lei”.*


Barão de Lucena - Presidente da província de Pernambuco de 1872 a 1875, assumiu depois as províncias da Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Em 1890 assumiu pela segunda vez o governo de Pernambuco. Foi também ministro de Estado, no governo de Deodoro da Fonseca.


Domício Proença filho - Quinto ocupante da Cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras (ABL), é romancista, poeta, ensaísta, crítico literário, antologista, filólogo, pesquisador, conferencista e promotor cultural, autor de 55 livros. Foi professor do CPII de Português (1957-1971) e de Espanhol (1957-1971) e Aluno Eminente em 2002.


Frederico de Barros Barreto -  Foi presidente do Tribunal de Segurança Nacional e ministro do Supremo Tribunal Federal, nomeado em 1939. Professor catedrático de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Petrópolis, foi uma figura de destaque no cenário jurídico do Brasil pelos seus vastos conhecimentos.*


Gilberto Braga – Autor de novelas famosas como "Dancin' Days" (1978), "Água Viva" (1980), "Vale Tudo" (1988) e "O dono do Mundo" (1991), também se notabilizou pelas adaptações de obras literárias para a televisão: "Helena", de Machado de Assis, e "Escrava Isaura', de Bernardo Guimarães. É também o autor de minisséries de grande sucessos, entre elas "Anos Dourados" (1986) e  "Primo Basílio" (1988).


Hanemann Guimarães -  Nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em 1946, integrou a Comissão Revisora do Código Civil, que elaborou o Anteprojeto do Código das Obrigações. Foi também autor da obra “Pareceres do Consultor-Geral da República”, 1946-1950, e inúmeros estudos, artigos e conferências divulgados em periódicos especializados.*


José de Castro Nunes - Nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal em 1940,  publicou vários livros de ciência jurídica: “A Jornada Revisionista”, “Do Mandado de Segurança e de outros meios de defesa contra atos do Poder Público”, “Teoria e Prática do Poder Judiciário”, “Da Justiça do Trabalho no Mecanismo Jurisdicional do Regime”, “Juristas e Homens de Letras”, “Rui Barbosa e seu Espírito Judiciarista”, “ O Espírito Público fora dos Partidos”, entre outros.*


José Eduardo de Prado Kelly -  Exerceu o cargo de Ministro da Justiça durante o Governo do Presidente Café Filho e foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em 1965. Publicou os livros “Estudos de Ciência Política”, “Missão do Advogado”,  “Limitações do arbítrio policial”, “O teatro, os menores e a lei”, “Sociedade Brasileira de Empresários Teatrais”, “O monopólio da gasolina”, entre outros.


José Philadelpho de Barros e Azevedo - Foi professor substituto da cadeira de Filosofia e catedrático de Filosofia do Colégio Pedro II e catedrático de Direito Civil da Faculdade Nacional de Direito. Foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal em 1942. Entre outras obras, escreveu: “Fraude contra Credores”, “Registros Públicos”, “Direito Moral do Escritor”, “Destinação do Imóvel” e “Execução de Sentenças; Registro de Imóveis”.*


Pedro Nava - Foi médico, escritor, poeta e memorialista brasileiro. É autor de  obras famosas, entre elas “Baú de Ossos” Balão Cativo”, “Chão de Ferro” (1976), “Beira Mar” (1978), “Galo-das-Trevas” (1981), “O Círio Perfeito” (1983) e “Cera das Almas”.

 

 

 

*Fonte:  http://www.stf.jus.br

 

 

 

CPII 180 anos: trabalho em equipe fortalece ações da Proen e o processo de ensino e aprendizagem

CPII 180 anos: Modernização de bibliotecas e salas de leitura melhora atendimento ao público

CPII 180 anos: colégio alia tradição a nova visão de gestão e transparência

CPII 180 anos: comunidade tem participação inédita em nova política pedagógica e institucional

CPII 180 anos: colégio abre as portas à comunidade externa com projetos para todas as idades

CPII 180 anos: trajetória que se confunde com a história do ensino no Brasil

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

 

 

 

 

 

Acessos Hoje:39  Total Acessos:1972569