Estudantes do CPII têm trabalhos premiados em seminário do CBPF

 

 

 

Nos dias 29 e 30 de novembro, 20 estudantes do Colégio Pedro que participam do Programa de Vocação Científica (Provoc) do CBPF apresentaram trabalhos durante o XX Seminário de Vocação Científica do CBPF.

 

Após a exposição de 31 trabalhos, a banca organizadora do evento premiou os três melhores trabalhos com assinaturas eletrônicas da revista Ciência Hoje. O primeiro lugar ficou com a aluna do Campus Duque de Caxias, Amanda Ramire Andrade, que apresentou o trabalho ‘Como se faz pesquisa em materiais e filmes finos?’, orientado por Grécia Gomez e Gabriela Cerqueira. O segundo lugar foi para as alunas do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Glenda Guimarães Clemente Silva e Larissa Silva das Neves Correa, com a pesquisa ‘Avaliação da citocompatibilidade de nanopartículas de hidroxiapatita expostas a células MC3T3-E1’. O terceiro lugar foi para a pesquisa ‘Montagem de um sistema optoeletrônico para medida da rotação do plano de polarização da luz’, desenvolvida pelo aluno Victor Mesquita Estellita Lins, do Campus  Humaitá II, orientado por Pablo Diniz Batista.

 

Receberam menção honrosa os trabalhos: ‘Quarenta belos anos da detecção do quark bottom’, por Arthur Tavares Quintão, do Colégio São Vicente de Paulo, orientado por Arthur Marques Moraes, ‘O paradoxo dos relógios na relatividade especial: tentando explicá-lo (e resolvê-lo) de maneira simples’, por Breno Mascarenhas Pontes, do Campus Realengo II, orientado por Emil de Lima Medeiros e ‘Caracterização de filmes finos por difração de raios X’, por Pedro Otávio de Souza Dias, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-RJ, orientado por Alexandre Mello de Paula Silva e Roberto Silva Sarthour Júnior.

 

Veja a relação de todos os trabalhos apresentados por estudantes do CPII.

 

 

Acessos Hoje:22  Total Acessos:1972552