Colégio Pedro II participa do concurso 'Mai 68 en chansons'

 

Mai 68 5Alunos e professores dos Campi Centro e Engenho Novo II e coordenadora-geral de Francês

 

No dia 8 de maio, estudantes dos campi Centro e Engenho Novo II participaram do concurso Mai 68 en chansons, promovido pelo Consulado da França e pela Aliança Francesa, na sede da Aliança Francesa da Tijuca. As apresentações musicais tiveram por tema os 50 anos das manifestações de maio de 1968, a partir de canções que retrataram o cenário da época. O concurso contou com a participação de escolas da rede pública e privada do Rio de Janeiro e foi aberto por Romann Datus, adido de cooperação e ação cultural do Consulado da França.

 

Sob a coordenação das professoras Gabrielle Bonzoumet (Campus Centro) e Érica Barreiros (Campus Engenho Novo II), os estudantes prepararam livres interpretações, em francês, de canções elencadas previamente pelos promotores do evento.

 

Na competição, as alunas Deborah Jordão, Giovana Alves, Julia Mosciaro, Maria Eduarda Santos e Naara Huziwara, da turma 2106, do Campus Centro, obtiveram o 3º lugar com a música “Patchwork”, com melodia de sua autoria e com letra criada a partir de outras canções emblemáticas do espírito revolucionário de maio de 1968.

 

Mai 68 2 Mai 68 7
Romann Datus, adido de cooperação e ação cultural do Consulado da França abre o evento. Apresentação dos alunos do Campus Engenho Novo II

 

Os alunos do CAIS 2, do Campus Engenho Novo II, apresentaram a canção Le temps de vivre, de Georges Moustaki. Comandados pela professora de Educação Musical Cecília Vanessa Alexandre de Souza, fizeram uma ótima apresentação, com canto e instrumentos.

 

“Ficamos muito felizes em participar do concurso. Foi uma oportunidade de trabalharmos, além da parte linguística, histórica e musical, a motivação e a autoestima dos nossos alunos que se empenharam durante todo o processo, e, vencendo o nervosismo e a timidez, subiram ao palco e fizeram uma bela apresentação”, disse a professora Érica Barreiros.

 

Mai 68 1 Mai 68 3
Apresentação e premiação das alunas do Campus Centro, com a professora Gabrielle Bonzoumet

 

“Achei incrível, a próxima oportunidade que tiver, vou querer participar. O concurso foi além das minhas expectativas”, disse a aluna Giovana Alves.

 

Para a estudante Naara Huziwara, “Foi um dia muito bom, tivemos a oportunidade de falar, cantar e tocar com pessoas de outros colégios. As apresentações foram muito boas e o evento superou minhas expectativas.”

 

“Todos se empenharam muito, e eu quero participar outras vezes”, conta a estudante Julia Mosciaro.

 

Estiveram presentes no evento os professores do Departamento de Francês Luciano Moraes, Marcone Rocca, Verônica Passos e a Coordenadora-Geral Márcia Barbosa Gamaury.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:309  Total Acessos:2295031