LAPEEFS realiza cinedebate sobre o filme ‘Amateur’ no Campus Realengo

 

LAPEEFS2

 

No dia 12 de maio, o Campus Realengo II recebeu a equipe do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ), a convite do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Educação Física e Sociedade (LAPEEFS/CPII), para debater a escolarização de atletas.

 

O evento foi organizado a partir da apresentação do filme “Amateur”. Em seguida, uma mesa foi formada com membros de ambos os Laboratórios e o debate foi aberto. Cerca de 100 estudantes do 3º ano do Ensino Médio participaram da discussão, realizando perguntas aos convidados.

 

LAPEEFS1

FOTO: mesa de debate com membros do LABEC

 

O filme contou a história de um jovem atleta que fora recrutado para fazer parte de uma equipe de basquete considerada um pré-estágio para a liga principal de basquete norteamericana. As consequências dessa seleção fomentaram os seguintes temas: a conciliação da dupla carreira de formação no esporte e na escola; os projetos individuais e familiares de carreira; a relação do mercado do esporte com a profissionalização de jovens atletas; as leis que regulamentam a juventude, a educação, o esporte e o trabalho; e a comparação dos sistemas esportivos e educacionais nos contextos nacionais e internacionais.

 

Estudantes e membros dos laboratórios demonstraram terem saído satisfeitos do cinedebate, pedindo novos encontros como esse.

 

“Agradecemos a presença de todos por possibilitarem a realização do Cinedebate. Destacamos o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), pelo financiamento através do Edital do Cientista do Nosso Estado; ao Campus Realengo II, por ceder o espaço; aos inspetores Gisele e Flávio, por todo auxílio com os estudantes no campus; Marcelo Vitória, pelo apoio e preocupação para a realização do evento; ao Alessandro, por preparar o serviço de áudio e vídeo; aos membros do LABEC/UFRJ, professores Antonio Jorge Gonçalves Soares, André Luiz da Costa e Silva, Marcio Gabriel Romão, Viviane Ribeiro Paes, pelo debate produtivo; aos professores do LAPEEFS/CPII, Hugo Paula Almeida da Rocha e Miguel Ataíde Pinto da Costa por possibilitarem essa troca de experiência”, agradeceu o professor e membro do LAPEEFS, Hugo Paula Almeida.

 

LAPEEFS5 LAPEEFS4
O evento foi realizado no Campus Realengo II e contou com a participação de estudantes do 3º ano do Ensino Médio

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Realengo II

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:168  Total Acessos:2242335