Curso de Extensão 'Repensando a escola' tem início em SCII

 

No dia 9 de maio, às 14h, no anfiteatro do campus São Cristóvão II, aconteceu a aula de abertura do curso de extensão “Repensando a escola: currículos e práticas pedagógicas feministas”, organizado pelo Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade – LEDi, sob a coordenação da professora Cristiane Cerdera (SCII).

 

A aula de abertura contou com a presença da professora Inés Kayon de Miller, docente do programa de pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), da professora Maria Isabel Cunha, docente da especialização da PUC-RJ, juntamente com o Grupo da Prática Exploratória da PUC. Houve também a apresentação de um grupo musical composto por três alunas do Ensino Médio do Campus São Cristóvão III: Gisele Lazéra, Evilyn Neri e Laura Cardinot. Na ocasião, as alunas interpretaram canções compostas por grandes nomes femininos da MPB.

 


Integrantes do Grupo da Prática Exploratória, Solange Fish, Doreen Purcell e Waleska Braga (da esquerda para a direita)

 

Direcionado a profissionais da educação e licenciandos de diversas áreas, o curso tem como principais objetivos: identificar e analisar a presença feminina nos diversos campos do conhecimento; evidenciar o apagamento e invisibilização das mulheres no currículo escolar, principalmente das mulheres negras e indígenas, propondo estratégias para a superação dessa lacuna; examinar e discutir as diversas formas de violência simbólica contra a mulher no ambiente escolar, apresentando estratégias de intervenção e propor atividades pedagógicas e materiais didáticos que coloquem em destaque a presença feminina e suas conquistas nos variados campos de conhecimento que compõem a grade de disciplinas escolares.

 

Segundo a professora Inés Miller, a Prática Exploratória é uma abordagem pedagógica que pode ser definida como um ‘trabalho para entender’, que leva os participantes da situação a ficarem mais atentos, a aguçarem o olhar, o ouvir e o sentir do que acontece no momento em que está acontecendo, o que possibilita a integração da prática pedagógica e profissional e da atitude investigativa enquanto se processa o ensino-aprendizagem e a reflexão profissional. A Prática Exploratória também considera que os aprendizes são seres sociais que aprendem e se desenvolvem melhor quando estão em um ambiente de apoio mútuo.

 

As aulas do curso acontecerão no Campus São Cristóvão II, todas as quartas-feiras, até o dia 11 de julho. As reuniões do Grupo da Prática Exploratória, abertas aos educadores, serão na PUC-RIO, as sextas-feiras, estando a próxima reunião, agendada para o dia 8 de junho, às 15h.

 

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus São Cristóvão II

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:25073  Total Acessos:4473907