Humaitá II é a primeira escola do Rio a receber ação de extensão da UFRJ ‘Economia na Escola’

 

economia na escola2
Estudantes do Instituo de Economia/UFRJ Aline Muniz e Mateus Labrunie falam de forma acessível sobre temas econômicos para alunos do 2º turno do Humaitá II

 

Nesta segunda-feira, 14 de maio, o Campus Humaitá II recebeu um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que participa da ação de extensão “Economia na Escola”. O campus foi escolhido para dar início ao projeto elaborado por professores e estudantes do Instituto de Economia.

 

A ação tem como proposta explicar termos econômicos de maneira descomplicada e acessível para alunos do Ensino Médio. Temas como ‘o que é economia’, “geração e distribuição de renda”, “desemprego”, “Salário mínimo”, “desigualdade” e “papel do Estado na economia” serão divididos em três módulos, destinados a seis grupos de alunos do campus (compreendendo estudantes dos turnos da manhã, tarde e noite).

 

Qualquer aluno do Ensino Médio pode se inscrever no Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (Sesop) para participar dos encontros. “O conteúdo não é destinado apenas aos alunos que estão interessados em fazer a graduação em Economia, mas a qualquer pessoa que queira entender mais sobre o assunto, afinal, a economia afeta a todos”, observou Fernanda Baeta, aluna do 7º ano da graduação do Instituto de Economia.

 

Bolsa-família

No primeiro encontro, Fernanda e os estudantes Henrique Schmidt (mestrado), Wesley Diniz e Renan Reshuem (respectivamente do 3º e 2º período da graduação) falaram sobre circulação de mercadorias e a produção de bens e serviços no Brasil.

 

Durante o encontro também foram apresentados alguns temas atuais, como desemprego, salário mínimo, bolsa-família e tributação. Renan e Wesley disseram que os alunos do CPII se mostraram muito interessados no debate. “As opiniões sobre esse tema também se mostraram diversificadas”, enfatizou Fernanda.

 

Na parte da tarde, a apresentação foi realizada pelos estudantes Aline Muniz (6º ano da graduação) e Mateus Labrunie (mestrado). Os estudantes do Instituto de Economia são orientados pelos professores Alexandre Laino, Valéria Pero e João Saboia.

 

economia na escola3 economia na escola4
FOTO 1: Fernanda Baeta, Wesley Diniz e Renan Reshuem, da graduação de Economia da UFRJ, participantes da ação de extensão 'Economia na Escola'    FOTO 2: Fernanda Baeta e Henrique Schmidt no encontro com alunos do turno da manhã

 

Escolha

O estudante Bismark Oliveira Freitas, 3ª série do Campus Humaitá II, gostou muito do encontro e disse que as informações vão ajudá-lo na sua escolha profissional. “Tenho dúvidas entre os cursos de Economia e Engenharia”, revelou.

 

Próximos encontros:

Mercado de trabalho, desemprego e salário mínimo

21 de maio – 10:30 às 12:00 e 13:00 às 14:30

 

Riqueza social e rendas não distribuídas no Brasil/desigualdade

28 de maio - 10:30 às 12:00 e 13:00 às 14:30

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:21237  Total Acessos:4470071