Eventos acadêmicos de Música recebem propostas de trabalhos

 

O Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II convida pesquisadores, professores, profissionais e alunos de graduação e ensino médio da área de Educação Musical, Música e áreas afins para submeterem propostas de trabalhos, a partir do dia 11 de junho, ao Comitê Científico do IV Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II / I Encontro Nacional de Cursos Técnicos em Música. Os eventos serão promovidos pelo Colégio Pedro II entre os dias 18 e 22 de setembro, no Rio de Janeiro.

 

O IV Encontro de Educação Musical terá papel inovador ao receber o I Encontro Nacional de Cursos Técnicos em Música, com a participação de docentes e estudantes de todas as regiões do país. Em sua primeira edição, o encontro irá reunir profissionais e estudantes de música de diversas instituições, vinculados aos cursos técnicos de nível médio, para discutir a formação e a prática desses especialistas.

 

Neste ano, os eventos se propõem a reflexão em torno do tema “Música e Formação: Perspectivas e Desafios”. O objetivo é promover discussões em torno de perspectivas, demandas e desafios do docente de música que atua na formação geral do indivíduo, na formação do profissional técnico de nível médio e na formação do educador musical, considerando cursos de Educação Básica, cursos técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos superiores de Licenciatura e de Pós-graduação.

 

As atividades acontecerão nos campi Centro, São Cristóvão e Realengo.

 

Submissão de trabalhos

Para os dois encontros, poderão ser submetidos resumos expandidos a serem apresentados em duas modalidades: comunicação oral e pôster. As comunicações orais destinam-se principalmente a relatos de experiências pedagógicas ou pesquisas (em andamento ou concluídas). Os pôsteres, por sua vez, pretendem atender a trabalhos desenvolvidos por grupos de Iniciação Científica de nível médio e de nível superior.

 

Os trabalhos devem ser enviados de 11 de junho a 8 de julho para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com a indicação no assunto: Submissão de comunicação oral  ou  Submissão de Pôster. O resultado será divulgado no dia 6 de agosto.

 

Acesse o template para submissão de trabalhos

Leia todas as normas de de submissão de trabalhos.

 

Os eixos e as temáticas a serem abordados são:

 

Música: formação profissional, pesquisa e prática

Este eixo discute temáticas relacionadas à: formação do docente para a Educação Básica; formação do profissional técnico de nível médio; formação do músico de nível superior: diálogos com a Educação; pesquisa em Música e Educação Musical; prática Musical e Educação Musical.

 

Práticas musicais em processos de ensino e aprendizagem

Esse eixo discute temáticas relacionadas a práticas musicais: na Educação Infantil; no Ensino Fundamental; no Ensino Médio; em Cursos Técnicos de nível médio; no ensino-aprendizagem de instrumentos em espaços institucionalizados e espaços alternativos.

 

Práticas musicais e cotidiano escolar

Esse eixo discute temáticas relacionadas a: Decolonialidade e invisibilizações no cotidiano escolar; Currículos praticados: autorias e invenções nos/dos/com os cotidianos escolares, aprendendo com os estudantes; Gênero e interseccionalidade; Dinâmica curricular: diálogos e tensionamentos entre documentos escritos, abordagens e práticas pedagógicas.

 

Tecnologias digitais em Educação Musical

Esse eixo discute temáticas relacionadas: a práticas com tecnologia em sala de aula; aos usos de aplicativos e de mídias digitais.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:3733  Total Acessos:3769986