CPII informa sobre normas para publicações no período eleitoral

 

Durante o período eleitoral, as ações de comunicação no âmbito do Colégio Pedro II passarão por restrições. A medida visa atender a Instrução Normativa nº 01/2018 da  Secretaria-geral de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, que definiu normas para a publicidade e orientou acerca de outras ações de comunicação dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Comunicação Social do Poder Executivo Federal (SICOM) no período eleitoral.

 

Assim, de 7 de julho a 7 de outubro de 2018 (ou a 28 de outubro, caso haja segundo turno), ficam suspensos qualquer tipo de material ou conteúdo que configure Publicidade Institucional (conteúdos como notícias sobre eventos, atividades pedagógicas e açõe institucionais, por exemplo, ficarão suspensos). Também está vetado discursos, entrevistas ou pronunciamentos de autoridade que seja candidata a cargo político nas eleições.

 

Apenas serão permitidos aqueles que se enquadrem como Publicidade Legal, como divulgação de editais, portarias, comunicados, avisos e demais informações que tenham o objetivo de atender a prescrições legais e que sejam de cunho meramente administrativo, relativas à rotina da instituição.

 

A medida se aplica a todos os meios de comunicação institucionais digitais. Assim, as orientações devem ser adotadas pela Assessoria de Comunicação Social do Colégio Pedro II e por todos aqueles que administram blogs, páginas de campus, de pró-reitorias, de grupos de pesquisa, de cursos e de eventos, hospedadas dentro e fora do domínio da instituição e, ainda, perfis institucionais em redes sociais.

 

Nos perfis institucionais nas redes sociais, está vetada a inclusão de novos posts que não atendam às exigências da instrução normativa em questão. Por medida de cautela, a SECOM solicita que as áreas de comentários das redes sociais e dos sites e blogs sejam suspensas durante o período eleitoral. Em ambientes que não seja possível suspender a área de comentários, estes serão moderados.

 

Para mais informações, acesse a IN nº 01/2018 e a página de Perguntas Frequentes sobre as Eleições 2018, no site da SECOM.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:4582  Total Acessos:3023148