Estudantes da Oficina de Teatro de SCII visitam UNIRIO


Alunos da Oficina de Teatro com as professoras Marcela Siebler e Juliana Soure e a assistente da direção, Elizabeth Dutra, na Praia Vermelha

 

No dia 25 de junho, 40 estudantes que fazem parte das turmas de Teatro em São Cristóvão II, conduzidas pelas professoras Juliana Soure e Marcela Siebler, visitaram a faculdade de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e participaram de jogos teatrais com graduandos.

 

Pensando em proporcionar novas experiências aos estudantes da Oficina de Teatro do campus, a professora Juliana elaborou a atividade pedagógica que teve início com um passeio pela Praia Vermelha, no bairro da Urca, onde os estudantes contemplaram a paisagem que faz parte de um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, com seus bondes, do morro Pão de Açúcar.

 

Com a participação da professora de Teatro, Marcela Siebler, e da assessora da direção do campus, Elizabeth Dutra, o grupo visitou vários espaços da UNIRIO e, especificamente, no prédio de Teatro, os estudantes puderam conhecer o acervo de figurinos da universidade, a sala de costura, o grande palco do teatro e a sala de cenografia, onde acompanharam o processo de confecção de máscaras.

 


Estudantes conheceram a sala de costura do curso de Teatro da UNIRIO

 

O destaque da atividade foi a aula com graduandos em Teatro, que cursam a disciplina de Metodologia do Ensino de Teatro I, na qual foram propostas dinâmicas por meio de jogos teatrais.

 

“Gostei muito da atividade, porque pudemos ter uma noção de como as realidades são diferentes de um lugar para outro.  Mudando o espaço e as pessoas que estão dando aula, também muda a metodologia.  Foi muito boa a integração com as outras turmas de teatro do colégio.  Achei as aulas dinâmicas, fazendo com que todos quisessem participar”, disse Mateus Trindade, aluno da turma 905.

 

Alunos do CPII participaram de jogos teatrais com graduandos de Teatro da UNIRIO

 

A aluna Marina Pessoa Alves, da turma 601, contou que gostou de ver como as pessoas da universidade são livres e como os professores são divertidos e afirmou que, depois de ter feito o passeio, pretende cursar Teatro na faculdade.  

 

De acordo com a professora Juliana, por se tratar de um colégio e de uma universidade públicos, a integração dos espaços é muito importante e acrescenta que, tanto os graduandos quanto os estudantes do Colégio Pedro II, vivenciaram uma experiência única, que possibilitou uma troca de aprendizagens. “Em cada olhar alegre e curioso, cheio de impulso, em cada segundo de troca, de entrega, de jogo, reconstrui a certeza de que educação é prática e que se faz com afeto todos os dias.”, enfatizou.

 


Alunos da Oficina de Teatro com os graduandos da UNIRIO

 

Para a aluna Maria Vitória, da turma 907, o passeio foi “mais um método incrível de aprendizagem” e para Rodrigo Santos Alves, aluno da turma 803, a atividade superou suas expectativas, porque pôde ter noção de como são as aulas de Teatro numa universidade.

 

As aulas de Teatro fazem parte de um projeto piloto do Colégio Pedro II que teve início no Campus São Cristóvão II, em 7 de junho de 2017. As aulas são destinadas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do campus. Em 2018, devido ao sucesso e à procura, as inscrições foram estendidas aos alunos do Ensino Médio do Campus São Cristóvão III.

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus São Cristóvão II

Assessoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:22648  Total Acessos:5630732