Humaitá II disponibiliza cardápio semanal em app

 

O cardápio da merenda escolar, afixado semanalmente no refeitório, agora também está disponível no Aplicativo Campus Humaitá II, facilitando o acesso a essa informação por alunos, pais e responsáveis.

 

A nutricionista Fabiana Liparoti, que atende os campi Humaitá I e II, explica que a Seção de Nutrição Escolar do CPII envia semanalmente os pedidos de gêneros aos fornecedores e, a partir daí, é elaborado o cardápio da semana.  “Caso os gêneros alimentícios não sejam entregues como esperado, frescos e em excelentes condições de consumo, eles são devolvidos, e é necessário alterar o cardápio”, afirma.

 

Ainda de acordo com a nutricionista, o mesmo cardápio é servido no almoço e no jantar. A nutricionista tem autonomia para criar os pratos, mas deve seguir as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que “orienta para o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis. ”

 

Variedade

Nos seis dias da semana, Fabiana elabora um cardápio variado e nutricionalmente equilibrado, para que as refeições não se repitam. Para tanto, a nutricionista analisa diversos fatores, dentre eles: composição química dos alimentos (macro e micronutrientes), cores, consistência, safra dos alimentos, hábitos alimentares, aceitação, logística de preparo entre outros.

 

“Deve-se considerar todas essas questões e ainda a quantidade e qualidade da mão de obra envolvida no preparo dos alimentos, espaço físico e equipamentos”, explicou a nutricionista, que garante não existir monotonia no cardápio. “Procuro elaborar receitas variadas com o mesmo tipo de carne. A de frango, por exemplo, pode ser feita ensopada, assada ou grelhada”. Já a fritura não faz parte do cardápio. “Nunca fazemos frituras. Não são saudáveis e são contrárias às orientações do PNAE", afirma.

 

 

São oferecidos na merenda escolar mais de 100 gêneros alimentícios, dentre eles: carnes bovinas, carnes de frango, pescados, hortifrutigranjeiros e alimentos estocáveis.

 

Perfil

Segundo a nutricionista Fabiana, as refeições são servidas sem restrições, porém poucos alunos repetem. Em média, são servidos cerca de 220 pratos no almoço e em torno de 120 no jantar. “Nos dias que temos aulas no contraturno servimos um número maior de refeições”, conta.

 

Confira dados fornecidos pela Prefeitura do Campus Humaitá II acerca da evolução do número de refeições servidas no período 2014/2016.

 

Quanto ao perfil do aluno atendido a nutricionista afirma que são servidas refeições para estudantes de todos os anos do Fundamental e das séries do Ensino Médio.

 

Lanches

Além das refeições principais, como almoço e jantar, o Campus Humaitá II serve três lanches diários aos alunos, compreendendo os turnos da manhã (10h/10:30), tarde (16h/16:30) e noite (20 horas).

 

O almoço é servido das 12h às 13h, de segunda a sexta feira, e das 11h15 às 12h15 aos sábados. O jantar é servido das 17h30 às 18h10, de segunda a sexta-feira.

 

O cardápio pode ser acessado no ícone 'Cardápio Semanal', disponível no aplicativo do campus. Cliq

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

 

Acessos Hoje:21029  Total Acessos:5629113