Turma do PRD de 2017 defende trabalhos finais

 

Durante a segunda quinzena de junho, foram realizadas as defesas dos trabalhos finais da turma de 2017 do Programa de Residência Docente (PRD) do Colégio Pedro II. Os professores residentes compartilharam os materiais produzido por eles, estruturados no PRD e aplicado em suas escolas de trabalho.

 

Os trabalhos defendidos foram os seguintes:

A alfabetização de jovens e adultos numa escola pública da Baixada Fluminense, de Isabella de Mello Leite, orientado pela professora Renata Rezende Gondim (Departamento de Primeiro Segmento, Campus Humaitá I)

 

A crônica como base de um trabalho de leitura e escrita significativos, de Camilla Rodrigues, orientado pela professora Aira Suzana Ribeiro Martins (Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Campus Humaitá II)

 

A eficácia do ensino curricular de História da África na percepção racial de estudantes de uma escola em Queimados, de Vinícius Santanna Santos, orientado pelo professor Adjovanes Thadeu Silva de Almeida (Departamento de História, Campus Engenho Novo II)

 

Construindo caixas de papel:  aprendendo a geometria do 7º ano EF, de Marciel Santiago Costa, orientado pelo professor Marcos José Machado da Costa (Departamento de Matemática, Campus São Cristóvão III)

 

 

Currículo afrocentrado e parâmetros curriculares nacionais: a cultura afro-brasileira dentro das aulas de Educação Física, de Juliana Trajano dos Santos, orientado pela professora Yvone Lima (Departamento de Educação Física, Campus Engenho Novo I)

 

Desenho Geométrico: Importante auxílio para o ensino da Geometria, de Lucas José Ribeiro, orientado pela professora Giselle Aparecida de Sousa Araújo (Departamento de Desenho, Campus Duque de Caxias)

 

Intervenção da lei n°10.639 como processo educativo: reconhecimento e valorização da identidade não hegemônica, de Priscila Rodrigues de Almeida Bourguignon, orientado pelo professor Renato Vidal Linhares (Departamento de Educação Física, Campus São Cristóvão II)

 

Mapa colaborativo de cultura e lazer de Bangu (RJ):uma experiência em sala de aula com tecnologia aplicada à cartografia, de Anna Luiza Gaudini de Oliveira, orientado pelo professor Demian Garcia Castro (Departamento de Geografia, Campus Realengo II)

 

 

O mal estar da professora na Escola Básica, de Ana Letícia Leal, orientado pela professora Marta Rodrigues (Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Campus Humaitá II)

 

O multiculturalismo critico no currículo de Educação Física do Ensino Médio: construindo possibilidades com a cultura corporal da comunidade escolar, de Lucimar Passos Santanna de Brito, orientado pelo professor Renato Vidal Linhares (Departamento de Educação Física, Campus São Cristóvão II)

 

O patrimônio imaterial de matrizes culturais africanas e indígenas nas aulas de Artes Visuais, de Bianca dos Santos Ramos, orientado pela professora Eliane Mattozo (Departamento de Artes Visuais, Campus São Cristóvão I)

 

 

O uso do Desenho Geométrico na inclusão de alunos com dislexia, de Elissandra da Silva São, orientado pela professora Giselle Aparecida de Sousa Araújo (Departamento de Desenho, Campus Duque de Caxias)

 

O uso dos jogos interdisciplinares nas aulas de Educação Física para o desenvolvimento do raciocínio lógico de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, de João Augusto Galvão Rosa Costa, orientado pela professora Yvone Lima (Departamento de Educação Física, Campus Engenho Novo I)

 

Otimização discreta com grafos no Ensino Médio, de Vanessa Henrique Borges, orientado pelo professor Marcos José Machado da Costa (Departamento de Matemática, Campus São Cristóvão III)

 

 

Um laboratório de Ciências com a inclusão da Matemática, de Claudia Aparecida Santos Alves, orientado pela professora Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa (Departamento de Matemática, Campus Engenho Novo II)

 

Uma prática de aula:  a parceria interdisciplinar por meio da abordagem do léxico, de Leila de Souza Marins, orientado pela professora Aira Suzana Ribeiro Martins (Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Campus Humaitá II)

 

Utilização de materiais concretos no ensino de Geometria, de Gilson Galvão da Silva Junior, orientado pela professora Giselle Aparecida de Sousa Araújo (Departamento de Desenho, Campus Duque de Caxias)

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:22485  Total Acessos:5630569