Novas diretrizes para publicações no período eleitoral

 

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif) fez consulta à Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) acerca das restrições na comunicação durante o período eleitoral, contidas na Instrução Normativa nº 01/2018 e divulgou novas diretrizes para publicações nos veículos de comunicação das instituições federais através do Ofício Nº 135/2018. As mudanças afetam, principalmente, a divulgação de notícias relacionadas à rotina da instituição, que passam a ser permitidas nesse período.

 

Assim, de 7 de julho a 7 de outubro de 2018 (ou a 28 de outubro, caso haja segundo turno), ficam suspensos qualquer tipo de material ou conteúdo que configure Publicidade Institucional.

 

A medida se aplica a todos os meios de comunicação institucionais digitais. Portanto, as orientações devem ser adotadas pela Assessoria de Comunicação Social do Colégio Pedro II e por todos aqueles que administram blogs, páginas de campus, de pró-reitorias, de grupos de pesquisa, de cursos e de eventos, hospedadas dentro e fora do domínio da instituição e, ainda, perfis institucionais em redes sociais.

 

Nos perfis institucionais nas redes sociais, está vetada a inclusão de novos posts que não atendam às exigências da instrução normativa em questão. Por medida de cautela, a SECOM solicita que as áreas de comentários das redes sociais e dos sites e blogs sejam suspensas durante o período eleitoral. Em ambientes que não seja possível suspender a área de comentários, estes serão moderados.

 

Para mais informações, acesse a IN nº 01/2018 e a página de Perguntas Frequentes sobre as Eleições 2018, no site da SECOM.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

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