Inscrições abertas para o Curso de Extensão Pedagogia Socialista Descolonial

 

 

 

A Diretoria de Extensão do Colégio Pedro II abre inscrições para o curso de Pedagogia Socialista Descolonial. Estão sendo oferecidas 40 vagas para este curso, que tem como público alvo estudantes e graduados em licenciaturas e pedagogia, docentes e profissionais da Educação Básica em geral.

 

São objetivos do curso:

 

- Promover a apropriação do referencial teórico da pedagogia socialista como chave interpretativa para pensar os desafios e possibilidades para uma educação pública, democrática e emancipável nos marcos do capitalismo contemporâneo e suas crises;

 

- Fazer dialogar a tradição de pensamento da pedagogia socialista internacional com o pensamento descolonial revolucionário elaborado na América Latina e no Brasil;

 

- Contribuir para o desenvolvimento de uma perspectiva pedagógica, teórica e prática, que possibilite a articulação de uma concepção de educação radicalmente crítica e profundamente comprometida com as necessidades e interesses coletivos das maiorias populares e trabalhadoras do país.

 

 O Conteúdo Programático abordará:


- Socialismo, cultura e educação: Marx, Lenin, Gramsci;


- A construção da pedagogia socialista: Krupskaya, Pistrak, Shulgin e Makarenko;


- O pensamento descolonial revolucionário latino-americano: Mariátegui, Quijano, Florestan e Lélia Gonzales.


O curso, que tem carga horária total de 39 horas, será realizado no Campus Realengo II, no período de 29 de agosto a 21 de novembro de 2018, às quartas-feiras, das 18:30 às 21:30h. O Campus Realengo II fica localizado na Rua Bernardo de Vasconcelos, 941 - Realengo/RJ.

 

Os interessados podem realizar a inscrição no período de 20 a 26 de agosto. 

 

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O resultado das inscrições será divulgado no site do Colégio Pedro II, dia 27 de agosto. O candidato classificado deverá efetivar matrícula na secretaria do Campus Realengo II no dia 29/08/2018, das 07:00 às 18:00, levando cópia do certificado/diploma ou comprovante de matrícula como estudante na formação exigida, Identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

 


Para realizar a inscrição acesse: https://bit.ly/2MERlU7

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:6154  Total Acessos:10362265