I Jornada de Química do CPII debateu práticas pedagógicas

jornada quimica Os palestrantes Fábio Merçon, Gabriela Salomão, Mauro Braga e Antônio Guerra

 

No dia 3 de outubro, na Propgpec, aconteceu a I Jornada de Química do Colégio Pedro II. O evento, organizado pelo Departamento de Química do CPII contou com mesa redonda, palestra e oficinas que discutiram as práticas pedagógicas no ensino da discplina. As inscrições foram gratuitas e abertas a professores de Química das redes pública e privada e licenciandos de Química.

 

De acordo com Carlos Lopes, um dos organizadores da jornada, a possibilidade de troca de conhecimentos proposta pelo evento é enriquecedora. “Qualquer interação entre ensino médio e universidade é muito importante para que a gente faça reflexões sobre a nossa prática de ensino e entenda as percepções da universidade dentro do processo de formação do licenciando. Faz a gente criar novas reflexões sobre a relação professor-aluno e o objetivo disso é ter o profissional do CPII cada vez mais preparado para lidar com a prática no dia a dia”, disse.

 

jornada quimica2 Público presente na mesa redonda "Velhas prática frente às novas demandas"

 

Edson Oliveira, também organizador da jornada, destacou a importância das oficinas produzidas pelos professores do CPII. “Como esse evento é aberto a licenciandos e  professores da rede estadual e particular de ensino, estamos exportando a expertise do departamento de Química do CPII para a área científica e acadêmica em geral”, contou.

 

Pela manhã, foi debatido o tema “Velhas práticas frente às novas demandas”, em mesa redonda com os professores Mauro Braga (CPII), Gabriela Salomão (IFRJ), Fábio Merçon (UERJ) e Antônio Guerra (UFRJ). A programação também contou com a palestra “Produção de ferramentas mediais no ensino de Química”, com professor da UFRJ, Waldmir Neto.

 

Oficina 1 Oficina 2 (2)
Oficinas: Estratégias para elaboração de itens e avaliações verbais | Química Verde na abordagem CTS para o Ensino Médio

 

À tarde foram oferecidas as oficinas: "Estratégias para elaboração de itens e avaliações verbais", com Mauro Guedes (CPII); "Química Verde na abordagem CTS para o Ensino Médio", com Júlia Bouzon (CPII) e Juliana Brandão (Cefet); "Produção e recepção de audiovisuais para o uso no ensino de Química", com Gisele dos Santos e Allan Campos (CPII); e "Adaptando materiais didáticos para deficientes visuais", com um grupo de professores do Napne do CPII.

 

Oficina 3 oficina 4 (1)
Produção e recepção de audiovisuais para o uso no ensino de Química | Adaptando materiais didáticos para deficientes visuais

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:391  Total Acessos:5692519