Espaço Cultural inicia comemorações de 21 anos com nova galeria virtual

cartaz lili rose

 

  O Espaço Cultural do Colégio Pedro II completa 21 anos de existência e resistência cultural em setembro, sempre realizando atividades abertas às comunidades interna e externa e atendendo a todos os segmentos de ensino, de todos os campi da instituição, utilizando-se das diferentes linguagens artísticas para diálogo com as múltiplas culturas existentes no cotidiano da escola. Atrações artísticas e culturais farão homenagens à existência deste, que foi o primeiro espaço de arte e culturas inaugurado numa escola de educação básica da cidade do Rio de Janeiro. 

 

Há Flores em Tudo que Vejo, segunda exposição da Galeria Virtual, traz o trabalho da colagista e historiadora Lili Rose , dando início às celebrações de aniversário. A artista possui um vasto trabalho de criação que vai buscar seus referenciais e sua inspiração na pesquisa histórica. Formada em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II, São Cristóvão, fez sua pós-graduação em Museologia pela University of Nevada- Reno, nos Estados Unidos. Suas pesquisas demonstram interesse não só pelas imagens retratadas em suas obras, mas especialmente pelas narrativas de luta e resistência que estão por trás de cada recorte de revista, jornal e tecido.

 

O ambiente urbano é também tema de análise e fonte criativa: as ruas da Tijuca, em especial (bairro revisitado em suas obras e suas pesquisas), servem como tema gerador de imagens sempre cercadas de flores. O lirismo que as imagens evocam ganha ares de sobrevivência no contexto de pandemia e isolamento social.

 

A mostra contará com obras agrupadas em núcleos assim nomeados: Ancestralidades; Cidade e Memória; Mulheres; Mulheres e Música; O Colégio Pedro II; A artista. Cada núcleo abriga trabalhos com uma temática específica, suscitando reflexões e revelando um olhar diferenciado e sensível para questões importantes na nossa sociedade.

 

Também estará disponível material educativo para os diferentes anos da escolaridade, das primeiras séries do Ensino Básico ao Proeja, sempre buscando trabalhar de forma criativa os referenciais apontados pela artista através de propostas instigantes que pressupõem a interação com os alunos e a comunidade em geral.

 

A inauguração acontece no dia 10 de setembro, às 15 horas, nas redes sociais do Espaço Cultural. A artista estará presente, juntamente com a equipe do Espaço Cultural e de outros  convidados especiais.

 

Visitem a exposição e participe pelas redes socais do Espaço Cultural:

 

Galeria Virtual no Flickr

Canal no YouTube

Facebook

Instagram

Twitter

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:12822  Total Acessos:31961129