Exposição 'Vozes e Silenciamentos' reflete sobre relação com o meio ambiente

 

A comunidade escolar do complexo de Realengo já pode conferir a exposição “Vozes e Silenciamentos”. A mostra foi inaugurada no dia 3 de abril e segue em cartaz até 24 de maio no Foyer da Escola de Música do Campus Realengo II.

 

Assista o vídeo da abertura da exposição

 

A exposição reúne obras da professora de Artes Visuais e artista Valquíria Cordeiro e do fotógrafo Alessandro Abdala que levam à reflexão sobre o amor e respeito à natureza e aos animais, e o cuidado com o meio ambiente.  “Valquíria cria discursos denunciando os maus tratos com a vida animal, a poluição dos rios e mares e os testes realizados em animais pela indústria cosmética. Alessandro é um historiador e pesquisador da Serra da Canastra, ambiente onde nasceu e exerce seu trabalho. Suas fotografias revelam uma profunda paixão e intimidade com o ecossistema e a vida do Cerrado Mineiro. Através de suas lindas imagens, podemos conhecer animais que raramente podem ser avistados. Muitas dessas imagens, retratando animais ameaçados ou em extinção, tornam-se instrumentos de denúncia do descaso das políticas ambientais”, comentou a professora Mônica Leme, que integra a equipe do Espaço Cultural.

 

 

 

A abertura da exposição contou com a presença de turmas do 1º ano do Campus Realengo I que participaram de atividades propostas pela equipe do Espaço Cultural, responsável pela montagem e curadoria da mostra. A professora Dilma Mesquita, auxiliada pelas professoras Márcia Schiavo e Mônica Leme, utilizou a linguagem do teatro para conduzir os alunos pelo universo da exposição, com música e brincadeiras.

  

Os estudantes tiveram a oportunidade de expressar seus sentimentos a respeito das obras, cantaram a música “Lobo Guará” do compositor Saulo Sabino, além de outras como “Sabiá” de Luiz Gonzaga, ambas interpretadas pelas professoras Márcia Schiavo (canto) e Mônica Leme (viola de 12 cordas). A professora Mônica Sica conduziu as mediações estéticas das obras, com as turmas do 3O ano, com brincadeiras, distribuindo material didático para os alunos.

 

 

A abertura contou com a presença da artista Valquíria Cordeiro, do Diretor-Geral do campus Realengo II, Professor Marcus Vinicius Pinheiro, do professor Miguel Vilardi, representando a Reitoria, da diretora de Culturas Eloísa Sabóia e dos professores de Artes Visuais Raphael Couto e Marcelino, entre outros convidados.

 

A exposição segue até o dia 24 de maio. Professores que queiram levar suas turmas à exposição podem entrar em contato com a equipe do Espaço Cultural pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e solicitar o material didático preparado para a mostra.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:2905  Total Acessos:12305784