No dia 8 de maio, aconteceu o encerramento da IV MIAC – Mostra de Iniciação Artística e Cultural, no Complexo de São Cristóvão. Neste último dia, mais projetos de diferentes linguagens artísticas foram apresentados pelos alunos bolsistas e seus professores responsáveis. A mostra se encerrou reforçando a importância das artes e das culturas no cotidiano escolar.
A IV MIAC foi composta por apresentações plurais sobre os 46 projetos de Iniciação Artística e Cultural que foram contemplados no ano de 2018. Muitos terão continuidade no espaço escolar em 2019, a partir da orientação dos docentes e estimulando o protagonismo dos alunos.
A abertura da atividades do dia foi com a Orquestra Escolar do Campus Tijuca II, regida pelo professor Rodrigo Russano. A apresentação demonstrou a habilidade dos alunos com os instrumentos, assim como a apresentação artística dos Chorões do CPII, orientados pelo professor Renato Antonio Simões, do Campus Realengo II.
Dentre os diversos projetos, "Relações Poéticas" e "Expressões Teatrais" - e suas diferentes formas de concepção - mostraram que as Iniciações Artísticas e Culturais extrapolam os muros do Colégio Pedro II, tendo ações na comunidade e em outras escolas.
Já o projeto “Potere: o lugar da mulher negra no Colégio Pedro II”, apresentado por alunas de São Cristóvão, destacou a questão da desigualdade racial, do papel da mulher negra em uma instituição de ensino e do caminho para a promoção da igualdade racial a partir do viés imagético e do empoderamento por meio do feminismo negro.
Veja os melhores momentos do quarto e último dia da IV MIAC: https://video.rnp.br/portal/video/MIAC4_DIA08052019
Veja mais fotos da IV MIAC:
IV MIAC continua nos dias 30/4 e 8/5
Assessoria de Comunicação Social