Espaço Cultural celebra seus 20 anos com diversas apresentações

 

No último dia 28 de novembro foi comemorado o aniversário de 20 anos do primeiro Espaço Cultural criado em uma escola pública de Ensino Básico na cidade do Rio de janeiro  - o Espaço Cultural do Colégio Pedro II. Durante toda a tarde, alunos, professores, servidores e convidados externos puderam apreciar diferentes apresentações artísticas, preparadas por docentes e discentes do Colégio.

 

Tivemos apresentações de alguns Projetos de Iniciação Artística e Cultural - "Sonoro CP2", coordenado pelo Prof. Roberto Stepheson, com o apoio musical do Prof Maurício Durão e  Projeto "Coral de Libras", coordenado pela servidora Vanessa Bartolo. Em seguida, apresentou-se o Coral da Terceira Idade, com o acompanhamento musical e coreográfico das professoras Mônica Leme e Márcia Schiavo. Alunos da Turma 406 do Campus São Cristóvão I apresentaram um lindo repertório na flauta doce, sob a regência do Prof. Samuel Andrade. E alunos da turma 306 do Campus São Cristóvão I, acompanhados pelas professoras Hebe Duarte e Aline Viégas, que estavam assistindo ao evento, também decidiram se apresentar, brindando os presentes com incríveis paródia e coreografia,inspiradas em música do Grupo QUEEN, ambas elaboradas pelos próprios estudantes, enfocando os direitos da mulher. Para encerrar, a Prof.ª Dilma Mesquita apresentou performance poética, acompanhada do ex-aluno Rômulo Rodrigues e do Grupo de Teatro DyoNises, que pesquisa e atua ,com arte e saúde mental.

 

"Espaços de Arte e Culturas são fundamentais para a Educação. Ter um espaço de arte e culturas em uma instituição de ensino constitui-se, antes de tudo, numa riqueza patrimonial, fonte difusora da interação com as diferentes culturas que permeiam o espaço escolar, a sociedade, a vida. É permitir a aproximação e a apropriação dos múltiplos sentidos das linguagens artísticas, enquanto conhecimento do mundo, na tessitura de identidades, valorizando e criando subjetividades comprometidas com as dimensões poética e política da vida. É promover a Cidadania Cultural", afirma a Diretora de Culturas Eloísa Sabóia.

 

História

O Espaço Cultural do Colégio Pedro II está localizado no primeiro andar da Reitoria, em São Cristóvão. O Espaço foi idealizado e fundado pelas docentes do Departamento de Artes Visuais Eloísa Sabóia e Luíza Vieira, e inaugurado em 1999, com a Exposição " O Brasil de Portinari e o Fazer Artístico", em parceria com o Projeto Portinari . 

 

O Espaço oferece regularmente exposições, eventos em diferentes linguagens e ações afirmativas diversas, sempre buscando apresentar as múltiplas categorias de arte e tendências estéticas, pertencentes a diferentes culturas, tempos e espaços. Seu objetivo principal é o acesso e a ampliação do repertório artístico e estético dos estudantes do Colégio Pedro II e dos visitantes em geral. Também são realizadas ações itinerantes em diferentes campi da instituição.

 

Ao longo dos últimos anos, diferentes docentes contribuíram para a construção da proposta de trabalho do setor. Atualmente, o Espaço Cultural possui uma equipe multidisciplinar, composta pelas professoras Mônica Sica ( Artes Visuais), Monica Leme ( Música) , Dilma Mesquita ( Teatro e Literatura), Márcia Schiavo (Artes Visuais e Música ) e Maria Letícia ( Artes Visuais). Para a professora Mônica Sica, coordenadora pedagógica do setor, "O Espaço Cultural é lugar de vivências estéticas e reflexões , que trazem contribuições para potencializar a educação comprometida com a poesia, as culturas brasileiras e a transformação social."

 

 Outros Projetos

 

Além da realização das exposições e atividades que, através dos anos, se estabeleceram na rotina do Espaço Cultural, a nova equipe criou diferentes ações que incrementaram ainda mais as dinâmicas já realizadas. O “Café Cultural”- roda de conversa com artistas, pesquisadores, educadores e estudantes de diferentes instituições sobre temas suscitados pelas mostras artísticas - passou a discutir questões importantíssimas, ligadas às linguagens artísticas, à educação e às culturas.

 

O “Semearte”- projeto de educação ambiental, que oferece experiências estéticas e estimula o pensamento sustentável sobre as múltiplas formas de vida no planeta – revitalizou de forma ecológica e artística o Jardim do Espaço Cultural, que hoje se chama Jardim dos Flamboyants ( no momento, o jardim se encontra em obras). 

 

O “Arte dá Pé” -vivências estéticas em família, no Jardim dos Flamboyants, que já trouxe familiares de nossos estudantes, em deliciosas manhãs de sábado para a realização de encontros que priorizam as dimensões estética, lúdica e poética das relações humanas e das produções artísticas.

 

O Espaço Cinema – encontro que oferece filmes capazes de trabalhar questões emergentes no cotidiano da escola, do interesse dos docentes, estudantes e responsáveis.

 

Em 2014, o grupo criou o “ I Seminário Arte, Educação e Culturas do Espaço Cultural do Colégio Pedro II – Tramas para Reencantar o Mundo”, evento bianual, acadêmico, artístico e cultural, que objetiva a ampliação de diálogos e reflexões entre os três diferentes campos, através da realização de conferências, comunicações, posters e apresentações artísticas e culturais, integrando o pensar e o sentir no mesmo encontro.

 

Em sua primeira edição, o evento contou com a participação da maior autoridade em Arte Educação do país, em sua conferência de abertura - Profª Ana Mae Barbosa,. O “Tramas”, como ficou amplamente conhecido, conseguiu congregar já em sua primeira edição professores de diferentes estados brasileiros, das redes municipal, estadual, federal e particular do Rio de Janeiro, além de agentes culturais, produtores culturais e artistas. Um encontro de muitas apresentações, diálogos, debates e troca de ideias e experiências.

 

No ano de 2018, devido às obras realizadas no prédio da Reitoria, o Espaço Cultural do Colégio Pedro II foi interditado e coordenou diversos projetos que fizeram  itinerância nos diferentes campi do Colégio Pedro II, como o Andanças Culturais, o Andanças Musicais, o Café Cultural e o Espaço Cinema, além de diferentes mostras em Artes Visuais.

 

Na celebração dos 20 anos do Espaço Cultural a professora Dilma Mesquita afirma que " A resistência pela arte e pelas culturas continua! Nossos resultados são visíveis: alunos mais saudáveis, mais felizes, mais autônomos, que percebem o quanto é necessário protagonizar suas próprias vidas, exercendo a cidadania de forma ética, pela reflexão, pelo diálogo, pelo afeto. Escola é espaço de arte e culturas! escola é espaço de criação!"

 

Veja as fotos:

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:14504  Total Acessos:12688595