CPII abre inscrição para eventos gratuitos de formação continuada

 

A Diretoria de Extensão em parceria com o Programa de Residência Docente (PRD) oferece uma série de eventos gratuitos voltados para toda a comunidade escolar, interna e externa.

 

Os eventos fazem parte do Programa Formação Continuada e todos os participantes receberão certificados.

 

Oficina:Trabalhando a Língua Portuguesa através das redes sociais

Perfil: Trabalhar os conteúdos gramaticais e a produção textual através do WhatsApp, Facebook, Twitter, YouTube. Objetivos: 1- Aprender os conteúdos gramaticais através das conversas realizadas pelo WhatsApp. 2- Assimilar, com mais facilidade, os conteúdos gramaticais por meio de suas postagens realizadas no Facebook. 3- Analisar se o texto postado no Twitter foi corretamente escrito, sem apresentar nenhum desvio gramatical. 4- Apresentar pequenos vídeos sobre assuntos aprendidos em sala de aula sob a orientação do professor.   

    

Carga horária: 3h

Data de realização: 17/02/2020 - segunda, das 13h às 16h

Término das de inscrição: 13/02/2020

Resultado das inscrições: 14/02/2020

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2SlNzB9

Local de realização: PROPGPEC (sala 206) - Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ

 

Oficina: Geografia Física Escolar: atividades práticas em sala de aula

Perfil: Atividades práticas para a compreensão da Geologia em sala de aula - dobramentos, intemperismo, sedimentação etc(atividades realizadas pelas proponentes em seu lecionar); Atividades práticas para a compreensão da Climatologia em sala de aula - instrumentos de medição, registro do tempo etc (atividades realizadas pelas proponentes em seu lecionar); Earth Learning Idea e Geoideias - fontes de atividades para trabalhar a Geografia Física de maneira prática em sala de aula; compartilhando ideias e aprendendo com os colegas a partir de sites e redes sociais (Geografia Lúdica e Jogos Geográficos); Jogando com Ab'Sáber e Climatologia Urbana (PAF das proponentes como estudo de casos de práticas bem sucedidas). A oficina será baseada na experimentação das atividades práticas pelos residentes. 

                  

Carga horária: 5h

Data de realização: 19/02/2020 - quarta, das 9h às 14h

Término das de inscrição: 16/02/2020

Resultado das inscrições: 17/02/2020

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/31IalpU

Local de realização: PROPGPEC (sala 207) - Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ

 

Minicurso: Interculturalidade na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental: a matriz curricular das relações étnico-raciais.

Perfil: A proposta desse minicurso é analisar a relação entre interculturalismo (CANDAU, 2008) e currículo escolar, no intuito de munir os residentes de ferramentas para que possam construir propostas de atividades em suas turmas que se aproximem de práticas curriculares interculturais no que tange a educação para as relações étnico-raciais. Para tanto o minicurso comporta um encontro presenciai e compreende 1/2 de sua carga horária em atividade online, totalizando 8h de carga horária. 

             

Carga horária: 8h

Data de realização: 20/02/2020 - quinta, das 09h às 13h

Término das de inscrição: 16/02/2020

Resultado das inscrições: 17/02/2020

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2SFCTvW

Local de realização: PROPGPEC (Auditório 2º andar) - Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ

 

Oficina: Nem todo granito é um granito!

Perfil: Definição e diferenciação de minerais, minérios, rochas e gemas. Como diferenciar os 3 tipos de rochas. Minerais e seus usos. Diferentes rochas ornamentais. Como montar uma caixa de amostras para trabalhar com os alunos.                                                                               

Carga horária: 5h

Data de realização: 04/03/2020 - quarta, das 8h às 12h

Término das de inscrição: 01/03/2020

Resultado das inscrições: 02/03/2020

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/31Llc29Local de realização: PROPGPEC (sala 206) - Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ

 

Oficina: A produção de histórias em quadrinhos em sala de aula por meio de ferramentas digitais

Perfil: A história em quadrinhos é um dos gêneros mais populares do mundo e atrativos para atividades de leitura e escrita em ambiente escolar. O desafio é tornar a leitura prazerosa a uma atividade de produção textual motivadora e igualmente prazerosa. A oficina tem por objetivo promover a produção de histórias em quadrinhos por meio de ferramentas digitais que poderão ser realizadas durante as aulas. 

       

Carga horária: 3h

Data de realização: 04/03/2020 - quarta, das 9h às 12h

Término das de inscrição: 01/03/2020

Resultado das inscrições: 02/03/2020

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/38kMqPR

Local de realização: PROPGPEC (sala 208) - Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ

 

 Palestra: Educação em cordel: 10 estrofes para conhecer

Ementa: A palavra escrita é uma das mais importantes heranças culturais para todos os povos e, desde o desenvolvimento do sistema de impressão de Gutemberg até hoje, conseguiu-se dinamizar a fabricação de livros, mas o percentual de leitores não cresceu na mesma proporção. Este projeto visa aguçar a curiosidade dos participantes através de um diálogo que pode ir além do conteúdo, fazendo pontes entre o conhecimento e a vida e, deste modo, ao conhecer sobre o conteúdo abordado no livro, há o incentivo à leitura de livros sobre o tema          

Carga horária: 3h

Período de realização: sexta-feira, 6 de março de 2020

Horário: 13h às 16h

Término das de inscrição: 04/03/2020

Resultado das inscrições: 05/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2uYb4ar

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (sala 207) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Minicurso: Alfabetização de Jovens e Adultos: perspectivas emancipatórias

Ementa: 1. Breve história da Alfabetização de jovens e adultos (EJA) no Brasil. a) Os movimentos de educação popular nos anos 50 e 60. b) A Educação de Jovens e Adultos como direito. 2. Movimentos de Educação Popular nos dias atuais. 3. Legado histórico-cultural: a experiência de Angicos e a sua importância na contemporaneidade. 4. Práticas alfabetizatórias emancipadoras na EJA. 5. Autoria pedagógica docente e discente: construção de proposta pedagógica alfabetizadora, autoral. 6. Avaliação e autoavaliação dos encontros.

Carga horária: 16h

Período de realização: segundas, 09, 16, 23 e 30 março de 2020

Horário: 13h30 às 17h30

Término das de inscrição: 05/03/2020

Resultado das inscrições: 06/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2SFS0Xo

Local de realização: Centro Municipal de Referência em Educação de Jovens e Adultos - CREJA - R. da Conceição, 74 - Centro, Rio de Janeiro

 

Oficina: O papel do professor no ensino de leitura na Educação Básica

Ementa: A escola é considerada o principal espaço de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Logo, pressupõe-se que atividades voltadas para a leitura e produção de textos façam parte da vida do educando ao longo de toda a Educação Básica. No entanto, frequentemente isso não ocorre, pois ambas habilidades e competências ainda estão relacionadas à figura do professor de Língua Portuguesa. Diante disso, convidamos docentes de todas as disciplinas a refletir acerca do ensino de leitura a fim de que repensem suas práticas pedagógicas, contribuindo assim para a formação do leitor.                                         

Carga horária: 4h

Período de realização: terça-feira, 10 de março de 2020

Horário: 13h às 16h

Término das de inscrição: 05/03/2020

Resultado das inscrições: 06/03/202Público-alvo: Residentes de todas as áreasVagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2SEsqSO

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (sala 206) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Palestra: Prova Gamificada: uma alternativa em discussão

Ementa: Discussão a respeito do que é avaliação no processo de ensino aprendizagem através de uma experiência prática. O que é gamificação e como a gamificação de uma prova pode ser uma  alternativa no processo avaliativo. Quais são as vantagens e limites dessa prova gamificada.          

Carga horária: 4h

Período de realização: quarta-feira, 11 de março de 2020

Horário: 13h às 16h

Término das de inscrição: 08/03/2020

Resultado das inscrições: 09/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/32fjMNJ

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (sala 206) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Oficina: Textos verbo-visuais e suas possibilidades em sala de aula

Ementa: Considerar o processo de ensino/aprendizagem de línguas na formação do discente da rede estadual e observar as dificuldades acerca do letramento crítico diante de temas socialmente relevantes. A proposta desta oficina é a de apresentar sugestões que possam colaborar para que o/a docente amplie seu repertório de ensino nas aulas de leitura.                                                                         

Carga horária: 3h

Período de realização: sexta-feira, 13 de março de 2020

Horário: 9h às 12h

Término das de inscrição: 10/03/2020

Resultado das inscrições: 11/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2V48Fpp

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (sala 206) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Palestra: Jogos no Ensino de História: trabalhando com fontes!

Ementa: Investigação dos benefícios da criação e utilização de jogos no Ensino de História, focando formas de utilizar fontes históricas. Analise prática de jogos específicos que podem balizar a criação de outros. 

Carga horária: 3h

Período de realização: sexta-feira, 13 de março de 2020

Horário: 9h às 12h

Término das de inscrição: 10/03/2020

Resultado das inscrições: 11/03/2020

Público-alvo: Residentes de História

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/37Dks0p

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (sala 206) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Palestra: A construção do conceito de natureza sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica

Ementa: As principais macro correntes da educação ambiental; de qual educação ambiental estamos falando?; reflexões sobre a relação sociedade-natureza; o papel do professor na construção do conceito de natureza; propostas de práticas pedagógicas dentro da educação ambiental crítica; análise crítica do discurso, um caminho possível.            

Carga horária: 3h

Período de realização: sábado, 14 de março de 2020

Horário: 9h às 12h

Término das de inscrição: 11/03/2020

Resultado das inscrições: 12/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/39FxDPY

Local de realização: Campus Engenho Novo II (sala 9) - Rua Barão do Bom Retiro, 726 - Engenho Novo, Rio de Janeiro

 

Palestra: Educação Financeira: O que a Matemática tem a ver com o planejamento financeiro

Ementa: O objetivo do evento é buscar estimular a reflexão sobre a importância da educação financeira, sendo abordados tópicos como o consumo consciente e equilíbrio financeiro que envolvem conceitos de matemática financeira. Dentre os pricipais tópicos a serem abordados, teremos: Equilíbrio Financeiro e inteligente para um consumo consciente; cultura da poupança; orientação no planejamento financeiro a curto e médio prazo; como adequar os investimentos aos objetivos, prazos e perfil individual.       

Carga horária: 3h

Período de realização: sábado, 14 de março de 2020

Horário: 13h às 16h

Término das de inscrição: 11/03/2020

Resultado das inscrições: 12/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/38J1MxA

Local de realização: Campus Engenho Novo II (sala 9) - Rua Barão do Bom Retiro, 726 - Engenho Novo, Rio de Janeiro

 

Palestra: Solta a batida: considerações e propostas sobre funk na sala de aula

Ementa: 1- Considerações críticas sobre o Funk, sua historicidade, sua estigmatização e sua presença no contexto escolar; 2- Propostas teóricas e práticas para aulas de música - mas que podem contribuir para pensar outras aulas - que partam do Funk como epistemologia musical dos alunos. 

Carga horária: 3h

Período de realização: quarta-feira, 18 de março de 2020

Horário: 14h às 17h

Término das de inscrição: 15/03/2020

Resultado das inscrições: 16/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/37Cl9qJ

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (sala 206) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

 Palestra: CIEP 218 Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia - uma experiência multicultural

Ementa: Origem do projeto e a parceria com o CCBT-Centro Cultural Brasil-Turquia; Ensino Integral, Equipe Diretiva, Perfil do Docente, Currículo Multicultural, Disciplina Língua e Cultura Turca, Experiências Pedagógicas, Desafios, Prova de Proficiência.                                                              

Carga horária: 3h

Período de realização: quarta-feira, 18 de março de 2020

Horário: 14h às 17h

Término das de inscrição: 15/03/2020

Resultado das inscrições: 16/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/37EbVuk

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (Auditório 2º andar) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Minicurso: Discurso pedagógico sobre a língua e ensino de metalinguagem: circularidade e manutenção do status quo social

Ementa: Neste minicurso, propomo-nos, à luz da Análise de Discurso materialista na sua relação com a História das Ideias Linguísticas, a refletir sobre o funcionamento do discurso pedagógico sobre a língua, notadamente no que diz respeito aos efeitos produzidos pelo ensino da metalinguagem tal como instituída na/pela Nomenclatura Gramatical Brasileira. Para tanto, apoiando-nos em Orlandi (2009), analisaremos alguns componentes gramaticais presentes em materiais didáticos. Com isso, pretendemos demonstrar como a circularidade desse discurso institucionalizado, "que se garante, garantindo a instituição em que se origina e para a qual tende" (ibid., p. 23), promove, sob a égide do científico, o apagamento das condições de produção do saber, reduzindo-o e fragmentando-o, ao mesmo tempo em que limita a inscrição do aluno ao lugar de ouvinte passivo a quem cabe aceitar o conteúdo ensinado como verdade inquestionável. Tal fato, em nosso entender, por meio do processo de dissimulação, tem como efeito, em última instância, "a reprodução da estrutura das relações de classe" e "a perpetuação da ordem social" (ibid., p. 22).               

Carga horária: 3h

Período de realização: quinta-feira, 19 de março de 2020

Horário: 15h às 18h

Término das de inscrição: 16/03/2020

Resultado das inscrições: 17/03/2020

Público-alvo: Residentes de Língua Portuguesa

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/3bOT8j7

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (sala 206) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Oficina: Ensino de gramática por meio de jogos

Ementa: O ensino de gramática tem recebido inúmeras contribuições em relação à sua prática mais efetiva em sala de aula. A oficina ora proposta  corrobora para que esse ensino seja norteado pelas inteligências múltiplas em ambientes pedagógicos.                                                                  

Carga horária: 3h

Período de realização: sexta-feira, 20 de março de 2020

Horário: 14h às 17h

Término das de inscrição: 17/03/2020

Resultado das inscrições: 18/03/2020

Público-alvo: Residentes dos Anos Iniciais e de Português

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/38H4rbl

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (sala 206) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Oficina: Ensino de História e Literatura na Educação de Jovens e adultos: contribuições sobre a Interculturalidade Crítica e a Decolonialidade

Ementa: A interculturalidade crítica tem sua origem nas discussões políticas dos movimentos sociais, sendo construída a partir daqueles que sofreram uma histórica submissão e subalternização. A interculturalidade é um projeto social, político e ético que encontra na decolonialidade, uma pedagogia capaz de pôr em prática os processos de reflexão e transformação das estruturas coloniais e a possibilidade de construção de novas relações de saberes, vivências e resistências. Nesse sentido, a pedagogia decolonial luta pela participação dos colonizados, rompendo com a visão eurocentrista dos conteúdos escolares, possibilitando a apresentação e discussão do papel dos povos indígenas e africanos no Brasil, ressaltando a importância dessas culturas para a formação de nossa sociedade e mostrando a origem das injustiças e preconceitos sociais, raciais e econômicos. Na oficina serão apresentados conceitos e reflexões sobre a interculturalidade e a decolonialidade, assim como, atividades pedagógicas baseadas nessas perspectivas.    

Carga horária: 6h

Período de realização: segundas, 23 e 30 março de 2020

Horário: 13h30 às 16h30

Término das de inscrição: 19/03/2020

Resultado das inscrições: 20/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2SYZ8gI

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (Auditório 2º andar) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Palestra: Modelos de Simulação no Ensino Fundamental II

Ementa: Estrutura de um Modelo de Simulação e contextualização; primeiro contato com os modelos no CPII (MID); principais habilidades e competências relacionadas e desenvolvidas; os desafios da adaptação para o Ensino Fundamental II, sobretudo na Rede Pública; relato da experiência e observações importantes para quem deseje investir nesta ferramenta; atendimento de perguntas e colocações; breve oficina prática.       

Carga horária: 4h

Período de realização: quarta-feira, 25 de março de 2020

Horário: 14h às 18h

Término das de inscrição: 22/03/2020

Resultado das inscrições: 23/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 30

Inscrição: http://bit.ly/2ui9Pmg

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (sala 207) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Minicurso: Processos de escuta e experiências do trabalho por projetos na Educação Infantil

Ementa: Contextualização sobre as bases teóricas da metodologia de projetos: teoria e prática; discussão sobre a pedagogia da escuta sensível para o trabalho por projetos; orientações basilares para a confeção de projetos voltados para a primeira infância.                                             

Carga horária: 5h

Período de realização: quinta-feira, 26 de março de 2020

Horário: 18h às 21h

Término das de inscrição: 23/03/2020

Resultado das inscrições: 24/03/2020

Público-alvo: Residentes de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2PnrmRp

Local de realização: Campus Engenho Novo II (sala 9) - Rua Barão do Bom Retiro, 726 - Engenho Novo, Rio de Janeiro

 

Palestra: Não deixe a sua sala com a cara do Saara, também diga não ao mercadão.

Ementa: Uma reflexão a respeito da organização dos espaços na educação infantil e anos iniciais. Partindo do princípio da mediação pelo professor e de sua intervenção no ambiente para que as relações de aprendizagem aconteçam de forma criativa, colaborativa e interessante para todos. Contribuir para que os professores reflitam sobre o desperdício da compra/produção de ateriais de uso no espaço coletivo. Em contrapartida, apresentar a ideia de construir junto com os alunos, como uma parte do trabalho pedagógico.          

Carga horária: 3h

Período de realização: sábado, 28 de março de 2020

Horário: 9h às 12h

Término das de inscrição: 25/03/2020

Resultado das inscrições: 26/03/2020

Público-alvo: Residentes dos Anos Iniciais e da Educação Infantil

Vagas: 30

Inscrição: http://bit.ly/37FwW7T

Local de realização: Campus Engenho Novo II (sala 9) - Rua Barão do Bom Retiro, 726 - Engenho Novo, Rio de Janeiro

 

Palestra: O mundo fabulado da leitura na alfabetização

Ementa: A palavra escrita é uma das mais importantes heranças culturais para todos os povos e, desde o desenvolvimento do sistema de impressão de Gutemberg até hoje, conseguiu-se dinamizar a fabricação de livros, mas o percentual de leitores não cresceu na mesma proporção. Este projeto visa aguçar a curiosidade dos participantes através de um diálogo que pode ir além do conteúdo, fazendo pontes entre o conhecimento e a vida e, deste modo, ao conhecer sobre o conteúdo abordado no livro, há o incentivo à leitura de livros sobre o tema.

Carga horária: 3h

Período de realização: sábado, 28 de março de 2020

Horário: 13h às 16h

Término das de inscrição: 25/03/2020

Resultado das inscrições: 26/03/2020

Público-alvo: Residentes de Português, Educação Infantil e Anos Iniciais

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/329AqhD

Local de realização: Campus Engenho Novo II (sala 9) - Rua Barão do Bom Retiro, 726 - Engenho Novo, Rio de Janeiro

 

Minicurso: A descoberta do léxico em um contexto interdisciplinar como ferramenta para a aprendizagem

Ementa: Este minicurso pretende discutir uma prática de aula que tem como base o estudo interdisciplinar do léxico como ferramenta para a aprendizagem. A sua finalidade é a de despertar a curiosidade dos alunos para o conhecer, por meio da descoberta do significado da palavra na construção do sentido na fala, na escrita e na interpretação de textos, fortalecendo neles a habilidade de pensar.       

Carga horária: 5h

Período de realização: terça-feira, 31 de março de 2020

Horário: 10h às 15h

Término das de inscrição: 26/03/2020

Resultado das inscrições: 27/03/2020

Público-alvo: Residentes de todas as áreas

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2vMM8Tv

Local de realização: Prédio da PROPGPEC (Auditório 2º andar) – Campo de São Cristóvão 177 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:5912  Total Acessos:14724551