Realengo II promove Mostra Integrada de Teatro e Dança

 

Nos dias 18 e 19 de dezembro, o Campus Realengo II realizou a Mostra Integrada de Teatro e Dança, no Teatro Bernardo Pereira de Vasconcelos. A Mostra foi a culminância das aulas do Núcleo de Artes Cênicas (NACE) iniciadas nessa unidade no ano de 2018 com os professores Sergio Telles e Daniella D`Andrea (Teatro); Sueli Guerra  e Aline Bernardi (Dança). As apresentações envolveram cerca de 120 alunos, do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio que se apresentaram para toda a comunidade escolar. O registro fotográfico foi feito em parceria com a aluna do Proeja Duda Oliveira.

 

A Mostra foi marcada pela diversidade de processos e trabalhos. No dia 18 as turmas da professora Daniella D`Andrea apresentaram os espetáculos: “Vida de Galileu” de Bertold Brecht que questiona a relação dialética entre poder e produção de conhecimento; e “Cabaret Valentim”, uma reunião de esquetes cômicos e críticos da sociedade burguesa, de autoria do ator e escritor Karl Valentim. Já a professora Aline Bernardi, através dos processos de criação em colaboração coletiva, apresentou números solos autorais de alunas do Ensino Médio e uma coreografia sobre a presença de ritmos no corpo com a turma de Ensino Fundamental.

 

 

No dia 19, a professora Sueli Guerra abordou o tema “Identidades” com coreografias de dança contemporânea que predominantemente buscavam expressar o empoderamento feminino e juvenil com criações realizadas pelas turmas. Já o professor Sergio Telles apresentou uma adaptação teatral da obra “Capitães de Areia” de Jorge Amado e cenas da peça “Romeu e Julieta” de William Shakespeare a partir de jogos de improvisação feitos nas aulas. A mostra foi encerrada com uma performance itinerante “Encontros e Afetos” no campus,  com os alunos de Ensino Médio da professora Aline Bernardi  e a integração com 2 projetos de música que fizeram uma participação ao vivo: a Orquestra de Violões e a Banda Sul Real, orientadas respectivamente pelos professores Daniel Fernandes e Leo Stefano.

 

Para 2019 o Núcleo de Artes Cênicas do Campus Realengo pensa em aprofundar ainda mais os processos de criação em dança e teatro em atividades que envolvam a comunidade escolar. “Temos uma equipe apaixonada pelo o que faz, um campus com uma estrutura maravilhosa, e alunos brilhantes. Muita coisa boa pode surgir daí”, afirmam os professores.

 

Oficinas de Teatro e Dança

No Campus Realengo II, as oficinas de Teatro e Dança tiveram início em maio de 2018, atendendo alunos do ensino fundamental, médio e Proeja.

 

As atividades foram incluídas na grade curricular do CPII em maio de 2017, a partir de um projeto piloto no Campus São Cristóvão II. Inicialmente as aulas eram ofertadas a alunos do ensino fundamental, mas a partir de 2018 passou também a beneficiar estudantes do ensino médio, do Campus São Cristóvão III. Também no mês de dezembro, o Campus São Cristóvão II realizou sua Mostra de Dança e Teatro, que teve como tema central a diversidade.

 

 

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Realengo II

 

 

Acessos Hoje:9442  Total Acessos:6858171