Tijuca II seleciona estudantes para Fanfarra e Pelotão


A professora Niágara com  alunos da Fanfarra em apresentação durante o aniversário do CPII em 2016

 

Os estudantes do Campus Tijuca II que desejarem participar da banda de Fanfarra do Colégio Pedro II devem procurar a professora de Música Niágara Cruz e fazer a inscrição até o dia 13 de maio.

 

O projeto é voltado para alunos a partir do 6° ano do fundamental até o 3º ano do ensino Médio. No total, são disponibilizadas 30 vagas: 20 vagas para a banda de fanfarra e outras 10 vagas para o pelotão do grupo.

 

A fanfarra é composta por instrumentos de percussão, como bumbo, surdo, caixa, lira, pratos, entre outros. Já o pelotão é formado por bandeiras, guarda de bandeira e condutores.

 

Seleção

A seleção para os instrumentos acontecerá no dia 16 de maio e a escolha para os integrantes do pelotão será no dia 17 de maio.

 

Ensaios

Os ensaios acontecerão duas vezes por semana, nas quintas-feiras para a fanfarra e nas sextas-feiras para o pelotão, sempre no horário de 12h às 13h, na Sala de Música do campus (4º andar).

 

Não é necessário ter prévia noção de música ou já tocar instrumentos musicais para participar da iniciativa, os conceitos musicais serão ensinados pela professora.

 

Para integrar o grupo, os alunos devem obedecer aos seguintes requisitos:

 

1) Estar com o uniforme correto

2) Saber cantar os hinos corretamente, bem como a Tabuada

3) Ser bom aluno

4) Não faltar aos ensaios

5) Ser pontual

 

A convocação para a aquisição do cargo na fanfarra será feita por avaliação musical prática, além da análise de comportamento e assiduidade. No caso de algum problema, o cargo voltará à disposição para a avaliação de outros interessados.

 

Para os ensaios, os participantes devem utilizar o uniforme tradicional do colégio com as luvas. Já para as apresentações, será utilizado o uniforme social completo, com emblema, cinto, luvas, meias e sapatos corretos.

 

Durante os encontros, o projeto abordará a origem dos grandes grupos musicais, a decodificação do gestual de regência do maestro, toques e funções do músico, além de ajudar a desenvolver a psicomotricidade voltada para a autonomia de tocar instrumentos em movimento.

 

Criada pela professora Niágara Cruz, a Fanfarra do Colégio Pedro II visa ao aperfeiçoamento da educação musical através da música em conjunto, ao aprimoramento dos momentos de solenidades cívicas escolares, além do desenvolvimento do amor patriótico e do senso de civismo, com respeito à memória cultural e aos símbolos que representam o país.

 

A Fanfarra realiza apresentações musicais dentro do próprio campus e, em edições passadas, foi convidada a se apresentar em eventos como o desfile da Semana da Pátria, em 2015, e o aniversário do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias, em 2016.

 

 

 

 

 

Setor de Comunicação Social do Campus Tijuca II

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:8192  Total Acessos:8655952