Tijuca II realiza evento cultural com intercambistas franceses

Estudantes do Tijuca II e intercambistas franceses participam de evento cultural no campus

 

O Campus Tijuca II promoveu, no sábado, dia 11 de maio, um evento cultural para celebrar a visita de um grupo de 24 estudantes franceses que veio ao Rio de Janeiro para um intercâmbio com os estudantes do campus.

 

Os convidados do Collège International de Noisy-le-Grand chegaram no dia 10 de maio e irão permanecer na cidade até terça-feira, 14 de maio.  Durante o último final de semana, os estrangeiros ficaram hospedados nas residências de alunos do Tijuca II, para estimular a troca cultural.

 

No evento de sábado, os estudantes e intercambistas puderam participar de oficina de capoeira, aulas de percussão e samba, além de jogar futebol.

 

Estudantes participam de oficina de capoeira

 

A coordenadora de Francês do Tijuca II, Katharina Jeanne Kelecom, explicou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes do CPII: "O evento teve o objetivo de mostrar um pouquinho da cultura brasileira para os visitantes, além de oferecer um momento especial para que todos pudessem se reunir, conversar e se divertir. Além disso, a troca de vivências com os estudantes estrangeiros é uma experiência muito enriquecedora que contribui para o desenvolvimento dos alunos do Tijuca II.  Mostra, na prática, que o Francês não é apenas uma matéria de escola, e sim uma língua viva. É um instrumento importante que permite a comunicação com pessoas de outros países e abre as portas para uma nova cultura e novas oportunidades" – afirmou Katharina.

 

Convivência entre os estudantes

 

A aluna Júlia Kengen, de 12 anos, acolheu em sua casa a francesa Angèle Bourlon, de 14 anos, e destacou a chance de poder fazer uma nova amizade:" Foi muito legal poder conviver com a Angèle. Quero muito, no futuro, visitar a França e ela já disse que posso ficar hospedada na casa dela".

 

A adolescente francesa também ressaltou que pretende manter contato com a amiga brasileira: "Essa experiência foi muito boa para mim. Quero manter contato com ela e continuar com a amizade" – afirmou Angéle.

 

Por sua vez, a mãe de Júlia, a turismóloga Ana Morena, de 38 anos, elogiou a iniciativa do Tijuca II de promover o intercâmbio entre os estudantes das duas escolas:"Foi uma ideia maravilhosa do colégio e todos nós da família ficamos felizes em poder conhecer e hospedar a visitante. Minha casa ficou muito globalizada: uma falava em francês e a outra respondia em português. Foi um aprendizado ótimo para todos nós e ainda serviu de incentivo para minha filha continuar estudando francês" – elogiou a  turismóloga, que já fazia planos para levar Angèle para conhecer as praias de Ipanema e Copacabana.

 

Angèle, Júlia e a mãe, Ana Moreno, posam na quadra do Tijuca II

 

O estudante do 8º ano , Pedro Moreira, de 13 anos, foi o anfitrião de Tristan Martinho, também de 13 anos, e ficou feliz ao descobrir interesses em comum com o hóspede francês: "Eu toco flauta e descobri que ele também gosta, pois alguns membros da família dele também sabem tocar esse instrumento" – disse o jovem, que também já tinha se programado para levar seu convidado para conhecer a famosa praia da Zona Sul do Rio:"Ele quer conhecer a praia de Copacabana e vamos aproveitar que está fazendo tempo bom para levá-lo". destacou Pedro.

 

Já Tristan destacou a oportunidade de praticar a língua portuguesa em um ambiente receptivo:"Estava com medo porque não sabia se iria conseguir me comunicar direito em português. Mas pude exercitar o idioma com o Pedro e com a família dele, e eles me ajudaram. Aprendi muito e agora estou me sentindo mais confiante" – afirmou o intercambista.

 

Tristan e Pedro participam de evento no Tijuca II

 

Boas-vindas aos intercambistas

No dia em que desembarcaram no cidade, no dia 10 de maio, os intercambistas também fizeram uma visita ao campus Tijuca II. Na ocasião, assistiram a uma apresentação musical feita por estudantes do colégio, conheceram as instalações do campus e puderam fazer o primeiro contato pessoal com os alunos que seriam seus anfitriões durante o intercâmbio.

 

Estudantes do Tijuca II fazem apresentação musical para intercambistas

 

Troca de correspondências desde 2015

 

Desde 2015, o Tijuca II desenvolve um projeto de troca de correspondências com estudantes do Collège International de Noisy-le-Grand. A instituição pública francesa,  que fica na região parisiense de Seine-Saint-Denis, tem foco no ensino linguístico e cultural e oferece aos seus discentes aulas de português, inglês, chinês e árabe.

 

 

 

 Setor de Comunicação Social do campus Tijuca II

Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

 

 

 

Acessos Hoje:6119  Total Acessos:10362230