Departamento de Educação Infantil: adultos e crianças na construção de um projeto

 

 

 

 

Uma criança… pessoa, pessoa, pessoa. Criança é pequena. É porque quando cresce fica adulto, quando fica pequeno, fica criança.

Maria Alice, 3 anos

 

 

O Departamento de Educação Infantil (DEI) tem como objetivo promover ações que contribuam para que as crianças construam seus próprios saberes, articulando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico (BRASIL, 2009). Assume relevo em sua proposta pedagógica, a criação de um espaço fértil para experiências, nas quais as brincadeiras e interações sejam não apenas o instrumento, mas o sentido pleno de uma das formas de exercício da infância em diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009).

 

Comprometidos com a integralidade da vida e com o movimento de habitar a infância junto às crianças, as professoras e professores do DEI dialogam com diversas práticas educativas e entendimentos produzidos pelos diferentes campos do conhecimento acerca da infância. Atentam, ainda, às problematizações que envolvem a formação da subjetividade como tarefa da escola, e entendem a experiência da infância como paradigma ético, estético e político na busca de uma sociedade justa e plural.

 

O desafio que se instaura no cotidiano desta proposta é o da construção de uma escola que não se organize a partir de conteúdos programáticos preexistentes, mas que estabeleça com a aprendizagem e com os objetivos pedagógicos uma relação de orientação, e não de finalidade. Uma escola na qual o cotidiano seja tensionado pela conjunção de desejos e interesses de todos os sujeitos nele implicados, e que ele possa ser, a cada dia, potencialmente aberto ao novo.

 

O exercício diário das professoras e dos professores do Departamento de Educação Infantil é constituir uma escola com as crianças, e não somente para elas. Isso implica reconhecer que as crianças pequenas são já sujeitos de ação e instauradoras do inédito. Ao se apropriarem do mundo, fazem algo novo e empreendem um incessante deslocamento entre tradição e novidade.

 

Brevíssimo Histórico

Criado em 2015 e instituído, de fato, em 2016, com a eleição da primeira chefia de departamento, o Departamento de Educação Infantil é composto atualmente por 28 docentes concursados e 8 contratados, com qualificação específica para a atuação neste segmento. Estes docentes atuam no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, o único a oferecer esta etapa da Educação Básica no CPII por enquanto.

 

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em fevereiro de 2015.

 

 

Blog do Departamento

 

 

Acessos Hoje:1607  Total Acessos:1974137