Trupe Matemágica do Engenho Novo II participa de simpósio internacional na Tailândia

Professora Liliana Costa, à direita,  com as alunas do 'Trupe Matemágica'.  Letícia (canto direito) foi escolhida para representar as alunas do projeto


O projeto "Trupe Matemágica", desenvolvido pela professora de Matemática Liliane Costa e por alunas do Campus Engenho Novo II, foi selecionado para participar do Simpósio Internacional da Unesco, Cracking the code: Girls' Education in STEM ( science, technology, engineering and mathematica), que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, em Bangkok, Tailândia.


O evento vai reunir entre 200 e 250 representantes dos países associados da Unesco com o objetivo principal de criar uma plataforma de debate e de troca de experiências sobre o tema geral da educação das meninas em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).


“Será um momento que pretende ser facilitador do diálogo político, da mudança de estereótipos da educação de meninas, do fomento e criação de redes colaborativas sobre essa temática, procurando fortalecer o engajamento de mulheres e de meninas nessa causa”, explicou a professora Liliana.


Segundo Liliana, o Colégio Pedro II é uma escola associada da rede PEA Unesco e por isso teve conhecimento da realização do evento.  A participação no processo de seleção se deu por convite da Unesco, mediante apresentação de candidaturas dos interessados, o que aconteceu em julho passado. "A seleção levou em consideração o perfil dos participantes, gênero e representação geográfica, de forma a forma garantir uma audiência equilibrada”, ressaltou


De acordo com as normas da Unesco, a participação seria de um professor e uma aluna apenas. “A escolha foi muito difícil, pois gostaria que todas as meninas da Trupe me acompanhassem, mas, como não era possível, selecionei uma aluna que desde a primeira hora se tornou entusiasta do nosso projeto  e da temática do simpósio”, justificou Liliana.


A escolhida foi Letícia Priscila Oliveira Peixoto de Souza,  da 3ª série. “No dia 1º de agosto, foi com um misto de alegria, orgulho e satisfação, que recebemos a notícia de que a nossa  tinha sido a proposta selecionada para representar o Brasil”, comemorou a professora.


Mágica


O projeto 'Trupe Matemágica' se apresentou na abertura do FESTMAT CP2, em Duque de Caxias


Iniciado em 2015, o projeto "Trupe Matemágica" tem como um dos seus objetivos o empoderamento e afirmação das meninas na área da Matemática, tradicionalmente associada ao desempenho masculino. Além da pesquisa, o projeto consiste na apresentação de um show de mágica envolvendo números e princípios matemáticos.


A "Trupe Matemágica" já fez várias apresentações no CPII e em escolas municipais e coletivos comunitários. “Estivemos presentes no Festival da Matemática, organizado no âmbito do Biênio da Matemática, promovido pelo Instituto de Matemática Aplicada (IMPA), que decorreu de 27 a 30 de abril de 2017”, destacou a professora.


“Neste momento, além das nossas apresentações, temos como prioridade a criação de outros coletivos de meninas que partilhem o nosso objetivo, e a participação do grupo em projetos solidários de ensino de Matemática”, contou Liliana.


A professora e a aluna também propuseram a realização do Desafio Aquático do Colégio Pedro II (DACp2), que será mais uma atividade de afirmação feminina em STEM do CPII. O regulamento já foi criado e a primeira edição vai acontecer ainda em 2017.


Saiba mais sobre a atividade da Trupe Matemática

 


Um dia inteiro dedicado à Matemática marcou a abertura do FESTMAT CP2

Alunos apresentam projetos de iniciação artística e cultural

Veja o que rolou na II Miac

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:1202  Total Acessos:1930930