CPII e Museu Nacional de Belas Artes realizam seminário ‘Diálogos entre saberes e fazeres nas artes visuais”

 

 
II Seminário de Artes Visuais lota o Museu de Belas Artes. Créditos: Maria Lia Gautério

 

No dia 1º de setembro aconteceu “II Seminário de Artes Visuais do Colégio Pedro II: “Diálogo entre saberes e fazeres nas artes visuais”, no Museu Nacional de Belas Artes. Esta foi a segunda edição do encontro e contou com a participação de mais de 100 profissionais do ensino da arte, entre professores e pesquisadores de instituições, entre elas a Secretária de Estado e Educação (Seeduc), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), Cinema para Aprender e Desaprender da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cinead FE/UFRJ), Programa de Pós-graduação em Educação (Proped), Colégio Pedro II, Colégio de Aplicação (Cap/UFRJ) e Faculdade de Educação (FE/UFRJ).

 

Na mesa de abertura o Reitor do CPII, Oscar Halac, ressaltou a importância do ensino da arte na educação brasileira, assim como no colégio, onde a disciplina Artes Visuais conta com cerca de 60 docentes, sendo mais de 20 mestres e seis doutores. A diretora do Museu Nacional de Belas Artes, Mônica Xexéu, agradeceu a oportunidade de sediar esse evento. “Estamos buscando uma maior aproximação entre o espaço museal e o CPII, proponho uma parceria entre as duas instituições e convido os alunos do CPII, no museu”, convocou.

 

Temas como Abordagens do Ensino da Arte (com a Cultura Visual; com a História da Arte e das Imagens; com o Multiculturalismo/Interculturalidade) e Práticas Pedagógicas foram propostos nas quatro mesas de comunicações que se apresentaram ao longo do dia, gerando debates enriquecedores para todos os presentes.

 

FOTO 1: (Da direita para esquerda)Mestre de Cerimônias e docente de Artes Visuais do CPII Edvandro Sombrio,  Mônica Xexéo, Reitor do CPII Oscar Halac e Chefe do DDAV-CPII, Sandra Gomes Barata. FOTO 2:  Aluna Maria Luiza Viana, que criou a identidade visual do evento


O evento foi uma realização do Núcleos de Estudos e Práticas Pedagógicas em Arte e Educação (NEPArtE) e do Departamento de Desenho e Artes Visuais (DDAV), com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa do Colégio Pedro II (Propgpec); e dos Núcleos de Ensino e Pesquisa em Audiovisual do Colégio Pedro II (NEPA) e de Pesquisa em Práticas e Poéticas Artísticas (Campus SCII); Associação de Docentes do Colégio Pedro II (ADCPII);  Sindicato de Servidores do Colégio Pedro II (SINDSCOPE); Direções-Gerais dos Campus São Cristóvão I e II;  e de cerca de 20 docentes voluntários de Artes Visuais.

 

“Agradecemos o apoio do Museu Nacional de Belas Artes que abriu suas portas e acolheu essa iniciativa com entusiasmo e generosidade, inclusive doando inúmeras publicações impressas de altíssima qualidade, para serem sorteadas aos participantes, e nos cedeu espaço na varanda do museu, junto ao Salão Nobre, conferindo ao horário do coffee brek um charme a mais ao evento”, ressaltou

 

Além de ser prestigiada por docentes e pesquisadores, essa segunda edição do Seminário se destacou pela participação discente. Durante a preparação desse encontro, desde o início do ano letivo, os alunos do CPII foram convidados a criar uma composição plástica para ser selecionada como a identidade visual desse evento. “Os estudantes se entusiasmaram e, entre as dezenas de trabalhos inscritos, 14 trabalhos foram selecionados. Esses foram expostos no museu e, no final do evento, houve a premiação de todos os finalistas que, acompanhados de seus familiares, emocionaram a todos ao receberem o certificado e um colorido kit com variados materiais artísticos”, comentou.

 

 

Acessos Hoje:27633  Total Acessos:25435666