Colégio Pedro II realiza segunda edição do FLAM

 

 

 

Aconteceu no último sábado, 11 de novembro, no Campus Tijuca I, a segunda edição da FLAM, Feira de Literatura, Artes Visuais e Música. O evento contou com a expressiva presença de estudantes, responsáveis, professores e funcionários, os quais participaram intensamente das atividades artísticas do evento.

 

A equipe de Literatura, composta pelas professoras Cláudia Navegantes, Adriana Simões, Clarisse Goldschmidt e Marilaine Mendes, realizou uma exposição dos trabalhos desenvolvidos com as crianças nas salas, e no pátio, dramatizações de Mitologias com turmas de 5o ano e leitura de poesias pelas turmas de 2o ano.

 

A equipe de Artes Visuais, com os professores Analu Steffen, Leandro Souza e Glória Thereza Chan, ocupou 5 salas de exposição com as criações artísticas temáticas do 1o ao 5o ano, as quais apresentaram o trabalho poético e visual desenvolvido com as crianças a partir de temas como Arte e Natureza, Arte e Ancestralidade, Arte e Culturas Ameríndias, Arte e Culturas Africanas e Afro-brasileiras, dentre tantos outros, a partir de diversos suportes, técnicas artísticas e expressões gráficas. A equipe também organizou a exposição “Aqui todo mundo faz Arte”, com a produção artística de servidores técnicos, docentes e alunos convidados, um trecho da Exposição ARTE EM TRÂNSITO 2017, com trabalhos de estudantes do CAp. João XXIII e da UFJF, organizado pelas professoras Renata Caetano, Andréa Senra e com fotografias da professora Carolina Hernandez, da Escola Helvira Hurtado de Matte, em Santiago, Chile.

 

No Auditório Libâneo Guedes, a equipe de Música formada pelos professores Juliana Chrispim, Paulo Coutinho e Pedro Mendonça, realizou apresentações musicais com todas as turmas do campus. Os arranjos, elaborados com intervenções de ideias musicais dos alunos, evidenciaram o desenvolvimento nas práticas de conjunto com canto, instrumentos de teclas, cordas, sopros e percussão. O repertório apresentado passeou por músicas de Caetano Veloso, Ralphen Rocca, Sá e Guarabyra, Tim Maia, Led Zeppelin, Queen e Pink Floyd. O professor Leonardo Fuks, que atua na graduação e na pós-graduação da Escola de Música da UFRJ, ministrou uma oficina sobre instrumentos musicais com materiais alternativos, instigando a curiosidade dos alunos acerca de novas sonoridades e suas possibilidades musicais. O Grupo de Música do Campus Tijuca I, projeto oferecido a alunos do 5o ano que desejam ampliar seu contato com o fazer musical, fez sua estreia encerrando as apresentações.

 

A FLAM foi marcada pela partilha de saberes de forma encantadora, plena de arte e alegria e evidenciando a pluralidade cultural e propriedade pedagógica das equipes envolvidas.

 

 

Setor de Comunicação do Campus Tijuca I

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:24002  Total Acessos:24616907