CPII oferece 40 eventos gratuitos de formação continuada

 

A Diretoria de Extensão em parceria com o Programa de Residência docente (PRD) está oferecendo 40 novos eventos no mês de dezembro, todos gratuitos e oferecendo certificado, os eventos fazem parte do projeto Formação Continuada.

 

PALESTRA: Contribuição de uma visita guiada à estação de tratamento no Rio Guandu para a aprendizagem de conceitos relativos ao tema água

Perfil: Esta palestra irá apresentar os resultados de minha pesquisa sobre a contribuição de espaços de educação não formal para a aprendizagem significativa em ambientes de educação formal. A pesquisa foi realizada com turmas do 6º ano que visitaram a Estação de Tratamento de Água do Guandu.     

Carga horária: 3

Período de realização: 01/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2Rolia1

Local de realização:  Engenho Novo II - Biblioteca

 

PALESTRA: Práticas de letramento no ensino de Inglês para o 5° ano do Ensino Fundamental

Perfil: O ensino de Língua Inglesa expandiu-se para os demais segmentos da Educação Básica de maneira irregular por não haver diretrizes nacionais norteadores e políticas públicas próprias. Obrigatório somente a partir do 6° ano do Ensino Fundamental (BRASIL, LDB 9394/96, art. 26, §5°), a falta de legitimidade interfere em um dos maiores nós da educação: o material didático. Na rede municipal de educação de Niterói, os professores de Inglês, que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental,atualmente não contam com nenhum material pedagógico para suas aulas. No entanto, no contexto desta pesquisa, realizada em 2015, esses profissionais utilizavam um livro didático, fornecido através de licitação por uma editora que elabora materiais para cursos de idiomas, que aparentava não realizar um trabalho crítico com a linguagem por apresentar palavras isoladas e descontextualizadas, além de não contemplar a realidade para qual ele era destinado.     

Carga horária: 3

Período de realização: 01/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2DU8ynR

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

MINICURSO: Experimentação no Ensino de Ciências

Perfil: Experimentação em Química; medicamentos; conceito de Química Verde; uso de microondas em síntese orgânica.                                                                           

Carga horária: 15

Período de realização: 01/12/2018, 08/12 e 15/12

Horário: 9h às 12h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2KKPWb0

Local de realização:  Realengo II - 9h às 12h

 

PALESTRA: Língua inglesa como língua adicional para alunos surdos: desenvolvendo a habilidade de leitura

Perfil: A palestra tem por objetivo apresentar o Produto Final, que promoveu o letramento crítico de um grupo de alunos surdos (8º e 9º anos), desenvolvendo a habilidade de compreensão leitora em língua inglesa por meio de uma sequência de atividades que explora o trabalho com gêneros textuais diversos voltados para a temática Cinema.                                                                             

Carga horária: 3

Período de realização: 03/12/2018

Horário: 8h30 às 11h30

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2E8gItq

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 10

 

PALESTRA: Desalienação: construindo sentido(s) para o trabalho através do contato com a atividade artesanal do luthier

Perfil: Reflexão do processo de ensino-aprendizagem do conceito de trabalho,a partir da concepção dos jovens/alunos/trabalhadores do 2o ano do ensino médio regular do colégio estadual Golda Meir.       

Carga horária: 3

Período de realização: 03/12/2018

Horário: 14h30 às 17h30

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2zHq1wX

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

OFICINA: O trabalho com jogos didáticos no Ensino Fundamental: uma abordagem interdisciplinar entre Matemática e Língua Portuguesa

Perfil: A oficina busca discutir a interdisciplinaridade do ensino de Matemática e Língua Portuguesa através da utilização de jogos matemáticos e da realização de produção textual. Sua proposta é estimular uma aprendizagem significativa em relação a conceitos matemáticos, leitura e escrita, a partir de tal abordagem metodológica.    

Carga horária: 6

Período de realização: 04/12/2018 e 11-dez

Horário: 14h30 às 17h30

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2AF4AfE

Local de realização:  Engenho Novo II - Biblioteca

 

OFICINA: Filosofia, arte e educação: A aula de Filosofia como uma oficina de criação

Perfil: Esse encontro tem como base apresentar uma base metodológica que pense o uso das linguagens artísticas como dispositivos que auxiliem na prática pedagógica. Para ser mais específico, para pensar como as artes podem servir para sensibilizar para os problemas filosóficos e, após essa etapa, como prosseguir no exercício da atividade filosófica. Ou seja, buscamos pensar quatro etapas do processo do ensino de filosofia: sensibilizacão, problematização, investigação e conceituação.

Carga horária: 6

Período de realização: 04/12/2018 e 11-dez

Horário: 14h30 às 17h30

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2SqZOJZ

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: O trabalho pedagógico com alunos inclusos na EJA e Ensino Fundamental II

Perfil: Por meio da apresentação do Produto Acadêmico Final desenvolvido em 2014 e defendido em 2015, a palestra mostrará como professores de todas as disciplinas, mesmo sem formação em Educação Inclusiva, podem desenvolver o trabalho pedagógico com alunos inclusos em classes regulares.

Carga horária: 3

Período de realização: 04/12/2018

Horário: 8h às 10h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2AFj8vp

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: construção do humor e a interpretação de textos verbais e não verbais

Perfil: Pretende-se apontar a relevância da identificação do humor, nos gêneros de base narrativa,como, fábulas, crônicas e história em quadrinhos, para o aprimoramento da Leitura e da Interpretação de Textos. Para o discente do Ensino Fundamental e Médio, identificar o que está implícito, por meio do contraste literal X figurado, constitui dificuldade para a compreensão”. O estudo que nos propusemos fazer está baseado na orientação que temos prestado a alunos do Ensino Fundamental que apresentam dificuldade em “ler” o texto e identificar o que se encontra expresso por índices verbais, não verbais e o conjunto harmônico que constituem para a finalização da semântica textual.                                                        

Carga horária: 3

Período de realização: 04/12/2018

Horário: 14h às 17h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2DTgOnV

Local de realização:  PROPGPEC - auditório 2º andar

 

PALESTRA: Ensino de História na EJA: trabalho e cidadania como projeto pedagógico

Perfil: O Ensino de História como Projeto Pedagógico; "A quem ensinar?" - Perfil dos discentes da EJA; "O que ensinar?" - O Desafio de selecionar os conteúdos : As relações entre trabalho e cidadania; "Por que ensinar?" - Refletindo sobre a relevância dos conteúdos; "Como ensinar?" - As etapas do Projeto Pedagógico: Da concepção aos resultados.                                                                       

Carga horária: 3

Período de realização: 05/12/2018

Horário: 14h30 às 17h30

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2Q3DUjc

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: O meu lugar: educação e memória de Niterói

Perfil: Conhecer o patrimônio cultural da nossa cidade é fundamental para que haja sua efetiva preservação e valorização. É necessário reavivar o sentimento de pertencimento do bem cultural, e assim contribuir para a formação de uma sociedade mais sensível e consciente, além de promover o fortalecimento da identidade local e a preservação do patrimônio natural e cultural brasileiro.              

Carga horária: 3

Período de realização: 06/12/2018

Horário: 14h às 17h

Vagas: 30

Inscrição: http://bit.ly/2zx1qe5

Local de realização:  PROPGPEC - auditório 2º andar

 

PALESTRA: Ensino de gramática por meio de jogos

Perfil: O ensino de gramática pautado pela Nomenclatura Gramatical Brasileira; o ensino de gramática pautado pela linha funcionalista da Linguagem; O ensino da derivação nos jogos.      

Carga horária: 3

Período de realização: 07/12/2018

Horário: 14h às 17h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2SjhXJn

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: Cartas para o mundo: uma forma de sensibilizar o olhar para a escrita

Perfil: O projeto “Cartas para o Mundo” pretendeu sensibilizar o olhar do aluno para a escrita, por meio do gênero textual carta pessoal, tão utilizado por gerações passadas e em desuso na atualidade pelo predomínio da tecnologia dos e-mails e mensagens instantâneas dos celulares.  

Carga horária: 3

Período de realização: 07/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2TZ7fJR

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: Jogo tabela periódica na forma de batalha naval

Perfil: Utilização da Tabela Períodica na prática pedagógica com alunos na forma de jogo lúdico para o ensino de conteúdos relacionados às características dos elementos, suas propriedades e aplicações no cotidiano, como ferramenta facilitadora do processo ensinoaprendizagem.       

Carga horária: 3

Período de realização: 08/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2KHHcCN

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

MINICURSO: EJA’s humanas 2019

Perfil: Compartilhar experiencias da NEJA RJ, Ciências Humanas; avaliar coletivamente o futuro legal da EJA; dialogar e construir ideias e atividades com foco pedagógico cultural alternativas, "o Proibidão 2019".  

Carga horária: 6

Período de realização: 10/12/2018 e 17-dez

Horário: 14h30 às 17h30

Vagas: 70

Inscrição: http://bit.ly/2zxjlRY

Local de realização:  Engenho Novo II - Biblioteca

 

PALESTRA: Patrimônio Imaterial nas Aulas de Artes Visuais

Perfil: Nesta palestra discutiremos a compreensão de patrimônio imaterial e suas abordagens nas aulas de Artes Visuais, como forma de aumentar a visibilidade das culturas afrodescendente e também das culturas indígenas.         

Carga horária: 3

Período de realização: 10/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 35

Inscrição: http://bit.ly/2Sm0WhU

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 10

 

PALESTRA: A aproximação da disciplina na realidade do aluno através do uso de imagens

Perfil: Gerar um entendimento das infinitas possibilidades realizadas pelo ensino de Sociologia dentro da educação básica, abordar as perspectivas de aprendizado e seus facilitadores.    

Carga horária: 3

Período de realização: 10/12/2018

Horário: 14h30 às 17h30

Vagas: 30

Inscrição: http://bit.ly/2U0Ywa7

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: Rio Ciência

Perfil: Os museus e centros de Ciências constituem espaços de educação não formal que podem ser de grande auxílio no processo de alfabetização científica desenvolvido nas escolas de educação básica. Visitas a essas instituições, orientadas pelos professores de Ciências, poderão contribuir para tornar o aluno um agente ativo de sua história, compreendendo a evolução científico-tecnológica, mas preocupando-se também com a preservação do ambiente em que vive, para que possa garantir um futuro seguro e saudável para as próximas gerações.        

Carga horária: 3

Período de realização: 10/12/2018

Horário: 14h às 17h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2TZk6vt

Local de realização:  São Cristóvão III 

 

OFICINA: Leitura e animação: possibilidades em sala de aula

Perfil: Este trabalho consiste no relato de um projeto de Língua Espanhola bem-sucedido realizado com o segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Roberto Montenegro. A partir da leitura do livro “Dom Quixote” (2012), de Miguel de Cervantes, discutimos o contexto histórico, a vida e a obra do autor em sala de aula, para, posteriormente, produzirmos a sequência da narrativa em curtas-metragens por meio da técnica de animação.          

Carga horária: 4

Período de realização: 12/12/2018

Horário: 8h às 12h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2rbT6M9

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: Prova Brasil e caminhos interdisciplinares entre Ciências e Língua Portuguesa

Perfil: A Prova Brasil de Língua Portuguesa é uma avaliação em larga escala que faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A compreensão da estrutura dessa avaliação permite sua análise crítica e possibilita o desenvolvimento de atividades interdisciplinares entre Ciências e Língua Portuguesa embasadas na sua matriz de referência.                                                                       

Carga horária: 3

Período de realização: 12/12/2018

Horário: 17h30 às 20h30

Vagas: 60

Inscrição: http://bit.ly/2BJiHSM

Local de realização:  PROPGPEC - auditório 2º andar

 

PALESTRA: Propostas de Operacionalização da Política Antibullying na Prática Escolar

Perfil: Pressupostos teóricos sobre a temática de bullying: conceitos, classificações, relação entre bullying X preconceito; Bullying no ensino fundamental I (principais características e manifestações);Abordagem do tema na escola: práticas preventivas do bullying (valorização e direito às diferenças/identidades); atuações eficazes para o combate ao bullying já instalado.; Propostas de atuação: Projeto “Bullying – prevenir e enfrentar!”; Aplicação de JOGO ANTIBULLYING; Utilização da literatura infantojuvenil sobre bullying (Coleção Bullying na Escola).            

Carga horária: 3

Período de realização: 13/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2rdfAMJ

Local de realização:  PROPGPEC - Sala 206

 

OFICINA: Transdisciplinaridade e Educação Ambiental

Perfil: Possibilidades de Educação Ambiental no ambiente escolar, a partir de um viés transdisciplinar.              

Carga horária: 3

Período de realização: 14/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 30

Inscrição: http://bit.ly/2FN5pJ6

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

OFICINA: Uma proposta de introdução ao estudo de probabilidade através do jogo do bingo

Perfil: Localizar o tema na grade curricular do ensino médio e mostrar a sua importância nos exames nacionais, tipo o Enem. Discutir com os alunos as dificuldades em desenvolver o assunto nas turmas de ensino médio. Mostrar que apesar de inúmeros estudos na área de Educação Matemática sobre o tema, os professores ainda encontram dificuldades em criar uma abordagem lúdica sem que está se pareça infantil. A oficina propõe através de uma conversa aberta encorajar os rofessores a mudar a prática do assunto em sala de aula e construir em conjunto uma atividade sobre o tema, tanto para classes de ensino fundamental quanto ensino médio.        

Carga horária: 4

Período de realização: 14/12/2018 

Horário: 13h às 17h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2E4dAyN

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: Projeto (re) conhecendo roteiros geográficos do Estado do Rio de Janeiro

Perfil: Apresentação do projeto aplicado em unidade escolar da SEEDUC referente aos conteúdos de Geografia do Estado do Rio de Janeiro através de aulas em campo, utilizando-se como base de planejamento a divisão regional oficial do território fluminense.                               

Carga horária: 3

Período de realização: 14/12/2018 

Horário: 14h30 às 17h31

Vagas: 35

Inscrição: http://bit.ly/2BIyoJH

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: Leitura em Perspectivas Interdisciplinares

Perfil: leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais em língua portuguesa. A leitura como eixo temático de diferentes disciplinas na Educação Básica ─ implicações da abordagem do letramento.         

Carga horária: 3

Período de realização: 14/12/2018 

Horário: 9h às 12h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2QoS91n

Local de realização:  PROPGPEC - auditório 2º andar

PALESTRA: Currículo afrocentrado e Parâmetros Curriculares Nacionais: a cultura afro-brasileira dentro das aulas de Educação Física - Professora  Juliana Trajano dos Santos.

Perfil: estudo das possibilidades de inclusão da cultura afro-brasileira dentro das aulas de Educação Física.

Carga horária: 3

Período de realização: 15/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 20

Inscrição: http://encurtador.com.br/ijlSU

Local de realização: PROPGPEC (auditório térreo) e Campus São Cristóvão (Complexo Poliesportivo)

OFICINA: Jogos e Cultura popular - práticas e experiências nas aulas de Educação Física para as turmas do Fundamental 1

Perfil: Estudo teórico e prático sobre os jogos populares infantis, cultura popular e o currículo cultural da Educação Física. Os jogos populares infantis possuem componentes que permitem resgatar informações culturais sobre a diversidade presente no Brasil. (CERQUEIRA & PERFEITO, 2009).

Carga horária: 3

Período de realização: 15/12/2018 

Horário: 9h às 12h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2E9oOSK

Local de realização:  São Cristóvão III - Complexo Poliesportivo

 

MINICURSO: A abordagem de temas sensíveis nas aulas de língua estrangeira

Perfil: De acordo com Lynagh et al (2010), existem temas, tais como, sexualidade, saúde mental,perdas, violência, luto e proteção da criança que podem causar desconforto quando levados para o espaço escolar. no entanto, sabe-se que os professores têm um papel importante na educação dos estudantes no que tange a esses assuntos. Outros autores parecem concordar que aprender a dialogar com pessoas cujos valores são diferentes dos nossos e respeitá-las é vital dentro de uma sociedade democrática, que valoriza e encoraja uma cultura de direitos. Tendo isso em mente, o presente minicurso propõe discutir a abordagem dessas questões ditas 'sensíveis', dentro da sala de aula de língua estrangeira - e de outras disciplinas - encorajando os docentes a desenvolver atividades que possam conjugar os conteúdos de suas disciplinas a uma atitude de defesa intransigente da vida, do respeito ao outro e da crença no processo civilizatório. Tal defesa nos parece fundamental em tempos de acirramento do ódio, da violência e da intolerância.                                  

Carga horária: 12

Período de realização: 15/12/2018 

Horário: 9h às 15h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2SoH3a1

Local de realização:  Campus São Cristóvão II - anfiteatro

 

MINICURSO: O trabalho com projetos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Perfil: O trabalho com projetos é uma estratégia didática que emerge da relação de escuta e de observação dos professores acerca dos interesses e das curiosidades das crianças, expressos no cotidiano escolar. Este curso discutirá os aspectos teóricos e metodológicos da prática com projetos, abordando a articulação entre diferentes campos de conhecimento.                                        

Carga horária: 3

Período de realização: 15/12/2018 

Horário: 8h às 12h

Vagas: 30

Inscrição: http://bit.ly/2DW0cMa

Local de realização:  CREIR 

 

OFICINA: Percussão corporal em sala de aula: desenvolvimento musical, psicomotor e social

Perfil: A percussão corporal é uma prática musical acessível e criativa, e um recurso para o ensino e aprendizagem de música. Os jogos e atividades permitem a construção de diversos saberes além dos musicais, perspectivando o desenvolvimento social, proporcionado pelas atividades coletivas de integração e escuta ao outro, e o desenvolvimento psicomotor, beneficiado pelas propostas diretamente conectadas ao trabalho de motricidade, lateralidade e expressão corporal.                         

Carga horária: 3

Período de realização: 15/12/2018  

Horário: 9h às 12h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2QxE8hE

Local de realização:  Engenho Novo II - auditório

 

OFICINA: MINHA GEOGRAFIA: Sistema de Informação Geográfica (SIG) e a construção do conhecimento geográfico no ensino básico

Perfil: Apresentação da pesquisa: Minha Geografia: Sistema de Informação Geográfica (SIG) e a construção do conhecimento geográfico no ensino básico. Apresentação do Sistema de Informação Geográfica Vigilância e Controle - VICON/SAGA/UFRJ e do projeto Minha Geografia.    

Carga horária: 3

Período de realização: 15/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2U16ujf

Local de realização:  Engenho Novo II - laboratório de Informática

 

PALESTRA: Comportamento e Curiosidade na sala de aula: A palavra como ferramenta para a aprendizagem

Perfil: A palestra abordará a relação entre educação e aprendizagem em turmas do ensino fundamental/anos finais. Nela, será apresentado um relato de experiência de aulas de língua portuguesa nas quais privilegiou-se o estudo do léxico por meio da interdisciplinaridade. Nessas práticas, a palavra assumiu o papel de ferramenta central da aprendizagem influenciando no comportamento e no estímulo à curiosidade das turmas.        

Carga horária: 3

Período de realização: 15/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2DQta0a

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: A utilização do jornal impresso no ensino de Ciências

Perfil: Contribuir para que os alunos desenvolvam seu espírito crítico e o interesse por disciplinas consideradas desinteressantes, através de utilização da mídia impressa. incentivar a leitura e a escrita no corpo discente da comunidade escolar, a partir da análise das publicações na área de ciências em jornal impresso e da construção de resenhas pelos estudantes. Com isso também objetiva-se contribuir para a formação de leitores mais críticos e de sujeitos mais conscientes de seu papel na sociedade. Montagem de revista com as resenhas escritas pelos alunos.   

Carga horária: 3

Período de realização: 15/12/2018  

Horário: 8h às 12h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2FNfDZO

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

OFICINA: Arte e Matemática: Leonardo da Vinci

Perfil: Aprofundar as relações possíveis entre Arte e Matemática a partir das obras Renascentistas,em especial as de Leonardo da Vinci. Conhecer o contexto de produção do artista e de que maneira suas vivências impactaram em sua produção e de que forma mudaram a história da arte. Analisar as composições de Leonardo, as técnicas utilizadas e as relações matemáticas presentes.                     

Carga horária: 8

Período de realização: 15/12/2018 e 22-dez

Horário: 8h às 12h

Vagas: 30

Inscrição: http://bit.ly/2rgiznv

Local de realização:  Engenho Novo II - sala de Matemática

 

PALESTRA: Vamos pensar a Globalização de um jeito diferente?

Perfil: Recursos e materiais para trabalhar Globalização; criação de Histórias em Quadrinhos para avaliação.    

Carga horária: 4

Período de realização: 17/12/2018

Horário: 8h às 12h

Vagas: 35

Inscrição: http://bit.ly/2QuLIcW

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: A Dança na escola: possibilidades de investigação do corpo para além das "dancinhas de final de ano"

Perfil: A palestra iniciará com uma breve discussão da importância da Dança na escola e como ela vem sido abordada, embasada em pesquisadores da área. Em seguida, será apresentado exemplos de trabalhos realizados na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, com explicação de todo o processo, realizados pela pesquisadora em sua experiência enquanto docente. Por último, serão apontadas estratégias de abordagem da dança baseados em jogos corporais, improvisações e dramatizações, adaptáveis a qualquer nível da Educação Básica.     

Carga horária: 3

Período de realização: 18/12/2018

Horário: 16h30 às 19h30

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2U05GeM

Local de realização:  PROPGPEC - auditório 2º andar

 

PALESTRA: Viagem no tempo com O Diletante: uma proposta de leitura e escrita

Perfil: Leitura de "O Diletante" de Martins Pena. Produção de textos coletivos: relatos de viagem. Uso e reflexão de sequências didáticas para leitura e escrita. Escrita e reescrita. Publicação de textos produzidos em um blog.   

Carga horária: 3

Período de realização: 18/12/2018

Horário: 14h às 17h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2KIspHO

Local de realização:  PROPGPEC - sala 208

 

PALESTRA: Construindo a reflexão crítica nas aulas de Inglês: experiências e desafios

Perfil: Fazer um relato das minhas experiências enquanto residente de língua inglesa do PRD em 2015; expor as atividades que eu realizei com os meus alunos no âmbito do meu projeto do PRD; apontar os desafios e conquistas durante a realização das atividades propostas.

Carga horária: 3

Período de realização: 19/12/2018

Horário: 14h às 17h

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2Sjq88x

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

MINICURSO: Uso de Debret para explicar o período joanino

Perfil: A proposta desse mini curso é refletir sobre o uso das aquarelas de Jean Baptiste Debret para explicar o período joanino no Brasil e seus desdobramentos. O curso pretende trabalhar com a importância do uso de imagens como ferramenta para o ensino de História.     

Carga horária: 10

Período de realização: 21/12/2018  

Horário: 9h às 12h

Vagas: 30

Inscrição: http://bit.ly/2DR4WTA

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: Gamificação no Ensino

Perfil: Compreensão da gamificação como estrategia didática e como ela se enquadra dentro das chamadas metodologias ativas. Análise a partir da experiência de aplicação da gamificação no Ensino de História como parte da pesquisa para o Mestrado Profissional na Educação Básica do Colégio Pedro II.              

Carga horária: 3

Período de realização: 21/12/2018

Horário: 9h às 12h

Vagas: 40

Inscrição: http://bit.ly/2PapXdW

Local de realização:  Engenho Novo II - sala 9

 

PALESTRA: Pesquisa no ensino de História - disputa de memória na História de Petrópolis

Perfil: As dificuldades e potenciais da pesquisa aplicada no Ensino de História. Debate sobre a construção de memória e seus efeitos na prática pedagógica, a partir do olhar sobre a experiência no ensino fundamental da cidade de Petrópolis-RJ.                                                           

Carga horária: 2

Período de realização: 21/12/2018

Horário: 18h30 às 20h30

Vagas: 20

Inscrição: http://bit.ly/2AH1Ii2

Local de realização:  PROPGPEC - auditório térreo

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:1184  Total Acessos:5756902