O Napne é o núcleo responsável pela preparação da instituição para receber as pessoas com necessidades específicas. Além do atendimento aos educandos com necessidades específicas no que diz respeito ao ingresso e permanência na instituição e saída com sucesso para o mundo do trabalho, o Napne é responsável por:
• Oferecer suporte educacional e atendimento pedagógico especializado aos estudantes com necessidades educacionais propiciando sua inclusão nos espaços e atividades do Colégio Pedro II, favorecendo seu acesso ao conhecimento e buscando desenvolver suas competências e habilidades;
• Investigar as possíveis causas das dificuldades apresentadas pelos estudantes encaminhando-os para os atendimentos específicos que necessita;
• Assegurar a permanência e a efetiva inclusão dos estudantes com necessidades específicas estabelecendo e disponibilizando os meios e estratégias mais adequados de atendimento, avaliação e tecnologias assistivas que promovam seu desenvolvimento global, independência e a construção de sua autonomia;
• Identificar, elaborar e organizar os recursos de acessibilidade física, de comunicação, de tecnologias assistivas e didático-pedagógicos, considerando as necessidades específicas de cada estudante acompanhado pelo NAPNE;
• Integrar a proposta pedagógica da escola, assegurando suporte técnico e pedagógico aos professores e funcionários que atuem com os estudantes com necessidades especiais / específicas.
• Informar a comunidade escolar acerca da legislação e sobre as características gerais de pessoas com deficiência, transtornos que afetam a aprendizagem e/ou comportamento, inclusão escolar e acessibilidade física, na comunicação e informação, difundindo no Campus a cultura da inclusão;
• Envolver a participação da família e buscar parceria com os profissionais que atendem aos estudantes com necessidades específicas;
• Subsidiar a equipe técnico-pedagógica em relação ao atendimento e orientação às famílias dos estudantes com necessidades específicas;
• Participar dos Conselhos de Classe para compartilhar e avaliar com os demais membros da equipe o trabalho desenvolvido pelo NAPNE, e para ponderar sobre possíveis encaminhamentos de outros estudantes com dificuldades na aprendizagem e/ou relacionamento;
• Participar das reuniões de planejamento sempre que houver uma demanda dos professores ou por demanda do processo de trabalho desenvolvido pelo NAPNE.