Projeto #BibliotecaIndica: era uma vez… outra vez!

Publicado em

Design sem nome (31)

Olá, pessoal! Gostei tanto de falar sobre os contos de fadas que não resisti: tagarelei um bocado com minha equipe lá da Casa das Histórias e trouxemos mais algumas dessas histórias que se passam em reinos encantadores e repletos de personagens incríveis!

Espiem só como eu ficaria lindão se fosse o rei em algum desses contos:            

  Design sem nome(2)          

No último #BibliotecaIndica falamos dos irmãos Grimm, nascidos lá na Alemanha. Acho que morar em lugares bem frios ajuda a contar se passam em florestas ou montanhas repletas de neve! Vivendo aqui nesse calorão que faz no Brasil, eu só consigo pensar em histórias que se passam em praias, deitado numa rede bebendo água de coco…

Outro autor que escreveu muitos contos de fadas foi o Hans Christian Andersen. Ele nasceu na Dinamarca, no ano de 1805. Quando tinha 14 anos viu muitas peças de teatro e ficou maravilhado. Quando ele estava com 22 anos, para sair de uma crise financeira, começou a escrever muitas histórias que fizeram um grande sucesso. Andersen escreveu seis volumes de livros com contos infantis. Quanta coisa! A pequena sereia, A roupa nova do rei e O soldadinho de chumbo são histórias que até hoje encantam crianças e adultos ao redor do mundo.

Design sem nome(1)

O pessoal do Quintal da Cultura contou do jeito deles uma dessas histórias, A princesa e a ervilha, usando bonecos e cenários feitos de papel. Eles até imaginaram como princesas de outros contos de fadas estariam. Mas o que será que uma ervilha pode ter mudado na vida de uma princesa? Eu achava que ervilha só fazia diferença mesmo era no cachorro-quente do Bigode, ali em frente ao colégio!

Outra história muito conhecida é a do Patinho feio. Esse patinho nasceu muito diferente de seus irmãos e ficava sozinho para lá e para cá. Mas será que ninguém vai ser amigo dele? Será que ele vai encontrar quem também é diferente como ele?

Esses contos de fadas tiveram versões nos cinemas, nos teatros e foram recontados de várias formas diferentes. Aqui na Biblioteca Casa das Histórias nós amamos uma série escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, com histórias como Chapeuzinhos coloridos, Os oito pares de sapato de Cinderela e As belas adormecidas (e algumas acordadas). Para matarmos um pouco da saudade, podemos ler João e os 10 pés de feijão!

Design sem nome(2)

Design sem nome(3)Chico Buarque, um autor e compositor brasileiro que fez aniversário uns dias atrás, também já escreveu uma versão de Chapeuzinho vermelho. Uma menina com o chapeuzinho amarelo tinha tanto medo, mas taaaanto medo, que foi parando de fazer tudo. Mas o maior medo dela, com certeza, era do tal lobo! A Juli e o João contaram essa história lá no canal Mundo Encantado da Juli.

O Chico foi o responsável pela versão brasileira de um musical chamado Os saltimbancos, uma peça italiana adaptada de um conto de fadas. Nessa peça, alguns animais procuravam a liberdade e queriam ser músicos. Sim, como na história dos músicos de Bremen que ouvimos hoje! Chico fez muitas músicas de grande sucesso para os animais e podemos ouvir essa que se chama Bicharia.

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.

Eu me empolguei tanto com essa cantoria que até trouxe uma amostra do livro que temos lá na Casa das Histórias!

Design sem nome(5)

Uma curiosidade para os meus pequenos leitores: assim como Os saltimbancos, Chapeuzinho Amarelo também conta com ilustrações do Ziraldo! Ele mesmo, o criador do Menino Maluquinho e de tantas outras histórias que vocês amam ler na nossa biblioteca!

De qual história de contos de fadas vocês mais gostaram?
Que tal fazer uma versão com os personagens dessas histórias? Ou um desenho bem legal de vocês dentro das histórias?

Vou esperar o que tiverem para me contar ou mostrar aqui nos comentários e lá no e-mail da biblioteca, casadashistorias@cp2.g12.br.

Um abraço maior que um gigante!

Do seu amigo,

Papa Livros Flicts de Sousa.

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress